Avaliação de práticas agropecuárias utilizadas na criação de bovinos carreiros

Autores

  • Maria Clara Oliveira Costa
  • Carlos Eduardo Emídio Da Silva Universidade Estadual de Goiás
  • Osvaldo José da Silveira Neto

DOI:

https://doi.org/10.53660/CLM-624-688

Palavras-chave:

Carros de boi; Caracu; Vermífugo.

Resumo

A utilização de animais de tração para o auxilio em serviços humanos é uma prática comum das civilizações. O carro de boi é um veículo de tração muito utilizado, e no Brasil, está presente desde a colonização. Objetivou-se com a realização deste trabalho avaliar as práticas agropecuárias utilizadas na criação de bois de carro, ou seja, os bovinos utilizados para a tração dos carros de boi. Foi aplicado um questionário para os produtores responsáveis pela criação dos animais, sendo avaliadas as características relacionadas ao treinamento dos animais, manejo sanitário, nutricional, e fatores que envolvem a relação entre homem, boi e tradição. A raça de maior predileção dos carreiros é o Caracu devido a sua rusticidade, correspondendo a 80% dos diversos utilizados para função de puxar os carros, sendo que a maioria dos animais possuíam entre 1,5 a 2 anos de idade e pelo menos 75% dos produtores vacinaram os animais contra a febre aftosa; 58% para clostridioses e 50% contra a raiva bovina, além de todos os animais receberem vermífugos .

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, R. R. TEMPOS E MOVIMENTOS: UMA BREVE DIGRESSÃO CULTURAL DOS CARROS DE BOIS NO TERRITÓRIO GOIANO. Geográfica, p. 60, 2015.

BATTISTELLI, J. V. F. Alternativas de cruzamento utilizando raças taurinas adaptadas ou não sobre matrizes nelore para a produção de novilhos precoces. 2012.

CARVALHO, G. M. C. et al. Avaliações fenotípicas da raça bovina Curraleiro Pé-duro do Semiárido do Brasil. Archivos de zootecnia, v. 62, n. 237, p. 9-20, 2013.

CORRÊA, R. Festas de carros de boi. 1º ed. Rogério Corrêa, 2019.

DA SILVA, M. C.; BOAVENTURA, V. M.; FIORAVANTI, M. C. S. História do povoamento bovino no Brasil Central. Revista UFG, v. 13, n. 13, 2012.

GASPAR, E. B.; MINHO, A. P.; DOS SANTOS, L. R. Manual de boas práticas de vacinação e imunização de bovinos. Embrapa Pecuária Sul-Circular Técnica (INFOTECA-E), 2015.

GASPAR, L. Ox Carts (Carro de boi). Pesquisa Escolar On-line, Joaquim Nabuco Foundation, Recife.

LÁU, H. D. Verminose dos bovinos: prevenir, melhor solução. Embrapa Amazônia Oriental-Séries anteriores (INFOTECA-E), 1997.

MACHADO, M. C.T. (Re) significações culturais no mundo rural mineiro: o carro de boi-do trabalho ao festar (1950-2000). Revista Brasileira de História, v. 26, p. 25-45, 2006.

MCMANUS, Concepta et al. A raça Caracu. INCT: Informação Genético-Sanitária da Pecuária Brasileira, 2010.

MORAES, S. da S. Importância da suplementação mineral para bovinos de corte. Campo Grande, MS: Embrapa Gado de Corte, 2001.

NEVES, Andrei Pereira et al. Raças guzerá, senepol e caracu em cruzamentos para produção de novilhos precoces: desempenho ponderal do nascimento ao sobreano. In: Embrapa Gado de Corte-Artigo em anais de congresso (ALICE). Santos: Associação Brasileira de Zootecnia, 2017.

OLIVEIRA, T. F. de M. et al. " O carro de boi é a minha vida": técnicas e expressões culturais entre carapinas e carreiros no interior de Goiás. 2021.

PEREIRA, RG de A. Avaliação de bubalinos e bovinos para tração animal em Rondônia. EMBRAPA-CPAF Rondonia. Circular Tecnica, 1993.

SANTOS, M. E. R. et al. Produção de bovinos em pastagens de capim-braquiária diferidas. Revista Brasileira de Zootecnia, v. 38, p. 635-642, 2009.

SIMONARD, P; JUNIOR, L. M. O território de circulação do carro de boi alagoano em feiras, festas e oficinas: perlengas de memória e esquecimento. Confins. Revue franco-brésilienne de géographie/Revista franco-brasilera de geografia, n. 40, 2019.

Patrimônio, direitos culturais e cidadania : propostas, práticas e ações dialógicas. [Ebook] / organizadoras, Fátima Regina Almeida de Freitas, Marisa Damas Vieira e Welbia Carla Dias. – . Dados eletrônicos. - Goiânia : CEGRAF UFG, 2020. P 465 a 467

Downloads

Publicado

2022-11-03

Como Citar

Costa, M. C. O. ., Da Silva, C. E. E., & Neto, O. J. da S. (2022). Avaliação de práticas agropecuárias utilizadas na criação de bovinos carreiros . Concilium, 22(6), 1105–1117. https://doi.org/10.53660/CLM-624-688

Edição

Seção

Artigos