Extensão universitária: origem, metodologia e ações do projeto PIN no processo de educação e formação musical na sociedade contemporânea

Autores

  • Alfeu Rodrigues de Araujo Filho Universidade Estadual de Maringá- UEM

DOI:

https://doi.org/10.53660/CLM-559-641

Palavras-chave:

Educação, Docência, Sociedade contemporânea

Resumo

O presente artigo descreve a origem do Projeto de Extensão PIN - Piano como INstrumento de INformaçao, INclusão e INterdisciplinaridade - utilizando o piano dentro dos novos parâmetros educacionais através do ensino coletivo. Levando em consideração a importância do aprendizado com enfoque científico, o trabalho esclarece o processo metodológico de suas ações pedagógicas alicerçado nas pesquisas de José Alberto Kaplan (1935-2009), assim como tece considerações sobre uma ação de extensão voltada para o público da terceira idade, contribuindo no contínuo diálogo sobre conceitos e princípios para o desenvolvimento da sociedade contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COSTA, Kristine. O processo cognitivo e a criatividade. IN: Iº Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, Curitiba, 2005.

FREITAS, Elizabete Viana de. Demografia e epidemiologia do envelhecimento. Rio de Janeiro: Nova Editora, 2004.

GONÇALVES, Maria de Loudes Junqueira, MERHY, Silvio Augusto. Música através do piano: prática das habilidades funcionais do uso do teclado como alternativa didática. IN: II Encontro Nacional de Pesquisa em Música, São João Del Rey, 1986.

ILARI, S.B. Em busca da mente musical. Curitiba: Editora UFPR, 2006.

KAPLAN, José Alberto. Teoria da aprendizagem pianística: uma abordagem psicológica. Porto Alegre: Editora Movimento, 1987.

LOVISON, Julie. Dr. Robert Pace: method of piano instruction. Disponível em http://www.renoweb.net?LSMS/pace.html.

MONTANDON, Maria Isabel. Aula de piano ou aula de música? O que podemos entender por ensino de música através do piano. Porto Alegre: Editora Em Pauta, V.11, 1995.

NERI, Anita Liberalesco & CACHIONI, Meire. Velhice bem sucedida e educação. IN: Velhice e sociedade. Campinas: Editora Papirus, 2ª edição, 2003.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Envelhecimento Ativo: uma política da saúde. Brasília: Organização Pan-Americada da Saúde, Tradução: Gontijo, S, 2005.

REINOSO, Ana Paula. O ensino de piano em grupo em universidades brasileiras. 2012. 266 f. Dissertação (Mestrado em Música). Programa de Pós-Graduaçao em Música da UNIRIO, 2012.

SOUZA, Márcia Godinho Cerqueira de. Musicoterapia e a clínica do envelhecimento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

VIEIRA, Eliane Brandão. Manual de Gerontologia: um guia prática para profissionais, cuidadores e familiares. Rio de Janeiro: Reinter, 1996.

Downloads

Publicado

2022-11-01

Como Citar

Araujo Filho, A. R. de. (2022). Extensão universitária: origem, metodologia e ações do projeto PIN no processo de educação e formação musical na sociedade contemporânea. Concilium, 22(6), 264–273. https://doi.org/10.53660/CLM-559-641

Edição

Seção

Artigos