Contribuição das funcionalidades dos aparelhos de apoio no processo de reabilitação de estruturas de pontes em concreto armado

Autores

  • Luiz Carlos Mendes Universidade Federal Fluminense
  • Vancler Ribeiro Alves Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.53660/CLM-512-601

Palavras-chave:

Pontes, Aparelhos de apoio, Funcionalidade, Recuperação, Reforço, Pontes em concreto armado, Point Rocker, Aparelhos pot

Resumo

Um  aparelho de apoio  incompatível com os deslocamentos que uma estrutura de pontes quer possibilitar pode trazer consequências danosas para todo o conjunto superestrutura e infra-estrutura, gerando patologias de todo o tipo, pelas aberturas de fissuras causadas pelas deformações excessivas. A escolha correta destes aparelhos permite um melhor funcionamento das estruturas de pontes e não permite o surgimento de patologias seja no concreto ou no material metálico. Muitas pesquisas têm surgido na análise de aparelhos de apoio no mundo inteiro, uma vez que os projetos mais modernos de pontes e viadutos tendem para concepções de estruturas mais leves, associadas às maiores deformações e tensões aplicadas. Neste trabalho aparelhos de apoio modernos tipo point rocker, pot, esféricos e deformáveis são analisados com tratamento computacional algébrico simbólico, segundo as normas internacionais pertinentes. Tais procedimentos visam a correta funcionalidade, não permitindo dessa forma o surgimento de patologias inerentes Aparelhos deteriorados por excesso de solicitações s, e  apresentadas propostas de escolhas do tipo adequado para cada caso, permitindo assim uma durabilidade maior das estruturas de pontes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, V. R. Análise de perfis enrijecidos em hastes de paredes delgadas de aços formados a frio. Tese de Doutorado em Engenharia Civil, Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense – UFF, Niterói, Rio de Janeiro, 2008.

BAKHT, B.; JAEGER, L.G. Bridge analysis simplified. New York: Ed McGraw-Hill Book Company, 1985.

BRAGA, G. C. Análise do comportamento global de aparelhos de apoio das pontes e viadutos de concreto armado e protendido. Tese de Doutorado em Engenharia Civil, Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense – UFF, Niterói, Rio de Janeiro, 2018.

CREMADES, S. M. Cuadernos de Concepción de Puentes. Valencia: Editora da UPV, 2004.

CUSENS, A. R.; PAMA, R.P. Bridge deck analysis. London: Editora John Wiley & Sons, 1975.

EGGERT, H.; KAUSCHKE, W. Structural Bearings. Berlim: Editors Ernst & Sohn, 2002.

JORDY, J. C. Avaliação do desempenho dos revestimentos protetores para estruturas de estações de tratamento de esgoto. Tese de Doutorado em Engenharia Civil, Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense – UFF. Niterói, Rio de Janeiro, 2009.

LEONHARDT, F. Brucken-Bridges. London: Editors The Architectural Press, 1982.

LOURENÇO, L.C. Análise de patologias em estruturas de pontes metálicas, de concreto armado e protendido em ecossistemas fechados. Tese de Doutorado em Engenharia Civil, Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense – UFF. Niterói, Rio de Janeiro, 2016.

MENDES, Luiz Carlos. Pontes. Rio de Janeiro: Editora da Universidade Federal Fluminense, UFF, 2017.

PENNELS, E. Concrete bridge designer’s manual. London: Editors Viewpoint Publication, 1978.

RAMBERGER, G. Structural Bearings and Expansion Joints for Bridges. Zurich: Editors IABSE-AIPC-IVBH, 2002.

Downloads

Publicado

2022-11-01

Como Citar

Mendes, L. C. ., & Alves, V. R. (2022). Contribuição das funcionalidades dos aparelhos de apoio no processo de reabilitação de estruturas de pontes em concreto armado. Concilium, 22(6), 1–20. https://doi.org/10.53660/CLM-512-601

Edição

Seção

Artigos