As consequências do uso de agrotóxico para as condições de vida e trabalho no campo dos trabalhadores rurais

Autores

  • Paula Oliveira Universidade Federal de Alagoas
  • Wanda Hirai Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Sílvia Bomfim Universidade Federal de Alagoas - UFAL

DOI:

https://doi.org/10.53660/CLM-207-218

Palavras-chave:

Agrotóxicos, Agronegócio, Trabalhador rural

Resumo

Considerando a necessidade de se estudar o crescimento do uso de agrotóxico, que ocorre em meio a ascensão do agronegócio, assim como as consequências que isso trás ao trabalhador rural, a construção do presente artigo, tem como objetivo analisar as consequências do uso dos agrotóxicos para o trabalhador rural em meio a ascensão do agronegócio, sobretudo na particularidade brasileira, uma vez que este é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo na atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Assistente Social graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Especialista em Gestão em Saúde Pública - UNINASSAU e Mestranda em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Integrante do Grupo de Extensão, Pesquisa, Serviço Social e Segurança Alimentar e Nutricional -GEPSSAN - UFAL e do Grupo de Políticas Públicas e Processos Organizativos da Sociedade - UFAL.

Wanda Hirai, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1981), mestrado em Sistemas de Produção Agrícola Familiar pela Universidade Federal de Pelotas (2008), mestrado em Desenvolvimento Social pela Universidade Católica de Pelotas (2000) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Alagoas. Pos-doutorado na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel - FAEM, PPG Sistemas de Produçao Agrícola Familiar, Nucleo de Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Politicas Públicas para a Agricultura Familiar - NUPEAR ( 2019-2020). Tem experiência na área de Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: serviço social, políticas públicas , segurança alimentar e nutricional e direito à alimentação adequada. Lider do Grupo de Extensão e Pesquisa Serviço Social e Segurança Alimentar e Nutricional - GEPSSAN.

Sílvia Bomfim, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

 Graduanda em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas. Integrante do Grupo de Extensão, Pesquisa, Serviço Social e Segurança Alimentar e Nutricional -GEPSSAN - UFAL 

Referências

BARROS, Ilena Felipe. O agronegócio e a atuação da burguesia agrária: considerações da luta de classes no campo. Serv. Soc. Soc. [online]. 2018, n.131, pp.175-195.

BOSCHETTI, Ivanete. Expropriação e direitos no capitalismo. Editora Cortez, 2018.

COSTA, Gilmaisa Macedo. Contribuição da análise imanente à pesquisa de textos. In: Revista Eletrônica Arma da Crítica, Ano 1, Número 1, 2009, p.24-33.

DELGADO, Guilherme Costa. Do capital financeiro na agricultura a economia do agronegócio: mudanças cíclicas em meio século (1965-2012). Porto Alegre: UFRGS, 2012. P. 144.

FERNANDES, Elaine Nunes Silva. Crise do capital e as consequências da reversão neocolonial para a questão agrária brasileira. 2017.

GRAZIANO, José. O que é questão agrária?. Coleção primeiros passos.1ª edição, 1981.

FONTES, Virgínia. Capitalismo, crise e conjuntura. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 130, p. 409-425, set. /dez. 2017.

MARX, Karl. O Capital: Crítica da Economia Política. Trad.: Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. São Paulo: Editora Nova Cultura Ltda., 1996.

Mészáros e a incontrolabilidade do Capital. 2. ed. São Paulo: Instituto Lukács, 2007.

______. Para além do capital. Tradução de Paulo Cézar Castanheira e Sérgio Lessa. São Paulo: Boitempo, 2015.

______. A crise estrutural do capital. São Paulo: Boitempo, 2009.

NETTO, José Paulo. Entrevista: José Paulo Netto. In: Trab. Educ. Saúde. Rio de Janeiro, v.9,n.2, p.333-340, 2011.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. A mundialização da agricultura brasileira. XII COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA. 2014. Acesso em: 20 out. 2019.

PANIAGO, Maria Cristina Soares. Mészáros e a incontrolabilidade do capital. 2ª ed. São Paulo: Instituto Lukács, 2012.

______. A crise estrutural e a centralidade das classes sociais. Disponível em: . Acesso em: 5 out. 2019.

PRADO JÚNIOR, Caio. Formação do Brasil contemporâneo: colônia. 12. ed. São Paulo: Brasiliense, 1972.p. 391.

Downloads

Publicado

2022-05-07

Como Citar

Oliveira, P., Hirai, W., & Bomfim, S. (2022). As consequências do uso de agrotóxico para as condições de vida e trabalho no campo dos trabalhadores rurais. Concilium, 22(3), 626–636. https://doi.org/10.53660/CLM-207-218

Edição

Seção

Artigos