A educação em direitos humanos e sua inter-relação com práticas pedagógicas alicerçadas na ética

Autores

  • Lana Lisiêr Lima Palmeira UFAL

DOI:

https://doi.org/10.53660/CLM-189-211

Palavras-chave:

Humanismo, Formação, Moral

Resumo

Partindo-se da hipóteses de que a Educação contemporânea não pugna prioritariamente por uma preparação humanística sólida, já que muitos currículos e práticas pedagógicas ainda se norteiam por ideais conservadores do positivismo clássico, objetivou-se no estudo em comento realizar uma reflexão de como os pressupostos da Educação em Direitos Humanos podem trazer contributos significativos para se estabelecer uma pauta humanista e ética nessa seara. Como opção teórico-metodológica, adotou-se a abordagem de natureza qualitativa, com ênfase na revisão de literatura. Assim, após todas as questões apresentadas e, tomando por base pensadores da Educação, da Filosofia e da Sociologia, inferiu-se ser  necessária a adoção de práticas pedagógicas que possam romper com a configuração socioeducacional atual e que seja capaz de assegurar uma preparação humanista e ética capaz de amenizar tantas desigualdades que ainda são latentes na realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BITTAR, Eduardo Carlos Bianca. Ética, Educação, Cidadania e Direitos Humanos: estudos filosóficos entre cosmopolitismo e responsabilidade social. São Paulo: Manoele, 2004.

DUSSEL, Enrique. Filosofia da Libertação : crítica à ideologia da exclusão. São Paulo: Paulus, 1995.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1987.

HABERMAS, Jürgen. A inclusão do outro. Estudos de teoria política. Tradução de George Sperber e Paulo AstorSoethe. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

JONAS, H. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para civilização tecnológica. Rio de Janeiro, Contraponto, Ed.PUC-Rio, 2006.

KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Tradução, introdução e notas por Guido de Almeida. São Paulo: Discurso Editorial: Barcarola, 2009. (Coleção philosophia).

KANT, Immanuel. Crítica da razão prática. São Paulo: Brasil editora S. A., 1959.

LINS JÚNIOR. George Sarmento. O Direito de Participar da Vida Cultural e de Desfrutar o Progresso Científico: O PIDESC e a Tutela dos Direitos Culturais. In: LINS JÚNIOR. George Sarmento et al. Pacto internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais: da previsão normativa à efetividade no Brasil. Rio de Janeiro: Lumen juris, 2014.

LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. São Paulo: José Olympio, 2002.

MATTA, Roberto. Carnavais, malandros e heróis: por uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro. Editora Guanabara, 1979.

NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da Moral. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

SANTOS, Boaventura de Souza. A Construção Multicultural da Igualdade e da Diferença. Palestra Proferida no VII Congresso Brasileiro de Sociologia, realizado no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de 4 a 6 de setembro de 1995.

ZENAIDE, Maria de Nazaré Tavares. In: SILVEIRA, rosa Maria Godoy et al. Educação em Direitos Humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Universitária, 2007.

Downloads

Publicado

2022-05-10

Como Citar

Lima Palmeira, L. L. (2022). A educação em direitos humanos e sua inter-relação com práticas pedagógicas alicerçadas na ética . Concilium, 22(3), 777–791. https://doi.org/10.53660/CLM-189-211

Edição

Seção

Artigos