Reflexões sobre o papel da educação física enquanto área de linguagens e sua tecnologias para o novo ensino médio à luz da BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53660/CLM-158-205

Palavras-chave:

Educação Física, Linguagens, Ensino Médio, BNCC

Resumo

Este ensaio foi escrito no decorrer da disciplina Linguagem, Educação e Relações com o Saber do Programa de Pós Graduação Doutorado em Educação em Rede – PEGEDA/Educanorte-UFAM. Focamos nosso discurso no componente curricular Educação Física e traçamos como objetivo analisar o seu papel na área de Linguagens e suas Tecnologias para o Novo Ensino Médio considerando as exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O texto foi produzido a partir de uma pesquisa de revisão bibliográfica sobre a Educação Física Escolar, o Novo Ensino Médio e a BNCC. Nossas análises indicam que a Educação Física tem o papel de formar sujeitos éticos, conscientes e defensores dos direitos humanos e dos valores democráticos, capazes de adotar estratégias e possibilidades de utilização dos espaços públicos e privados de lazer de forma saudável e inclusiva. Para tanto compete ao professor de Educação Física orientar as mais diversas práticas corporais, estimular a  pesquisa, análise e reflexão sobre o uso da Cultura Corporal de Movimentos. Sendo também responsável pela ampliação dos conhecimentos sobre as potencialidades e os limites do corpo, ajudando na compreensão sobre a importância de se assumir um estilo de vida ativo, e os componentes do movimento relacionados à manutenção da saúde, promovendo o autoconhecimento e o autocuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Luiz da Costa Barros, GEPEFRI/UFAM

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (1987). Atuou como professor de Educação Física na Rede Pública Estadual, Municipal e Particular da Educação Básica por mais de 20 anos. Mestre em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP/SP (2005). Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP/SP (2012). Pós-doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2019). É professor adjunto da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), atuando na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF/UFAM. Professor permanente nos cursos de pós-graduação stricto sensu em Educação - PPGE/UFAM, do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia - PPGSCA/UFAM e Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia - EDUCANORTE - Doutorado em Associação Plena em Rede, os quais ministra disciplinas obrigatórias e eletivas com orientações de dissertações e teses. Líder do Grupo de Pesquisa - GEPEFRI/CNPq: Educação Física e suas relações interdisciplinares. Participa dos colegiados de licenciatura e bacharelado em Educação Física - FEFF/UFAM. Tem experiência na área de Educação Física e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: lúdico, escola, jogo e criança, Formação e identidade docente; Formação e Desenvolvimento Profissional em Educação e Educação Física. É membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP/UFAM e membro suplente da Comissão de ética em pesquisa da ANPEd. É docente aprovado no Banco Nacional de Avaliadores do Sinaes, do Ministério da Educação - MEC/INEP/e-mec/ BASIs com Habilitação para Duplo Perfil - Avaliações Institucionais credenciamento e recredenciamento. É coordenador de área da EaD Educação Física do Programa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES/UFAM. É avaliador ad hoc - Padcit/IFAM e da UFAC.

Referências

BETTI, M. O que a semiótica inspira ao ensino da Educação Física. Discorpo, São Paulo, n.3, p.25-45, out. 1994.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da Educação Física, Cortez, 1992.

DAMÁSIO, A. R. O cérebro de um corpo sem mente. In: ____. O erro de Descartes O erro de Descartes O erro de Descartes: Emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

DARIDO, S. C. LADEIRA, M. A. T. Educação Física e Linguagem: Algumas Considerações Iniciais. Revista Motriz, Rio Claro, v.9, n.1, p. 31 - 39, jan./abr. 2003.

FARIA, João Paulo de Oliveira. Práticas Pedagógicas mediadas pelas Tecnologias: propostas e desafios no contexto da Educação Física Escolar. Dissertação (mestrado)-Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2020.

GOMES, Gabriel Vielmo. SOUZA, Maristela da Silva. A secundarização da Educação Física na reforma do ensino médio. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 12, n. 1, p. 390-400, abr. 2020

GONÇALVES, C. Educação Física: Ler e escrever também com o corpo em movimento. In: Neves, I. C. B., Souza, J. V., Schäffer, N. O., Guedes, P. C., e Klüsener, R. (Organizadores). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: UFRS, 45-62, 2000.

KUNZ, E. Transformação didático pedagógica do esporte. Ijuí: Unijuí, 1994.

MALDONADO, Daniel Teixeira. RODRIGUES, Pedro Oliveira. Educação física no ensino médio na área de linguagens: experiência político-pedagógica com a produção de crônicas. Cadernos de Formação RBCE, p. 75-86, mar. 2021.

MATTOS, M. G., e NEIRA, M. G. A Educação Física enquanto linguagem. In: ____. Educação Física na adolescência: Construindo o conhecimento na escola. São Paulo: Phorte, 14-17, 2000.

PACHECO, Gabriel Francisco Zago. Educação física escolar no ensino médio: a prática docente e o currículo do estado de São Paulo. 2021. Dissertação (Mestrado em Estudos Socioculturais e Comportamentais da Educação Física e Esporte) - Escola de Educação Física e Esporte, University of São Paulo, São Paulo, 2021. doi:10.11606/D.39.2021.tde-13052021-122819. Acesso em: 2021-06-21.

PEREIRA, Michael Jeferson Pinheiro. MENDES, Jandson Christian Pereira. SAUIA, Gustavo Rachid Mesquita. OLIVEIRA, Elaynne Silva de. SOARES, Itânio da Silva. SOARES, Tomaz Antônio Sousa. OLIVEIRA, Lucio Carlos Dias. Educação física e as novas propostas do MEC: uma análise na cidade de Pinheiro – MA. Revista Educação Física e Ciências do Esporte: Uma Abordagem Interdisciplinar - Volume 1, 2019.

SANTIN, S. Educação Física, outros caminhos. Porto Alegre: Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana, 1985.

VAZ, Antônio Carlos. Educação Física no Ensino Médio no “Currículo da Cidade de São Paulo”: uma leitura crítica. Revista Gestão e Políticas Públicas, RG&PP, 10(2): 327-341, 2020.

Downloads

Publicado

2022-05-07

Como Citar

Pereira Leite, F. E., & da Costa Barros, J. L. (2022). Reflexões sobre o papel da educação física enquanto área de linguagens e sua tecnologias para o novo ensino médio à luz da BNCC. Concilium, 22(3), 414–421. https://doi.org/10.53660/CLM-158-205

Edição

Seção

Artigos