Systematic analysis of the dissertations defended in PPGECM - UNIFESSPA (2020-2022)

Análise sistemática das dissertações defendidas no PPGECM – UNIFESSPA (2020–2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53660/CLM-738-23A11

Palavras-chave:

Levantamento Bibliográfico, PPGECM, Ensino de Ciências e Matemática, Bardin, Pará

Resumo

A formação docente no Brasil apresenta especificidades inerentes a cultura, políticas públicas educacionais e a relação professor e sociedade. O objetivo desse trabalho foi analisar sistematicamente as Dissertações relacionadas às temáticas formação de professores e ensino de ciências e matemática provenientes do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticas (PPGECM) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Tratando-se de um levantamento bibliográfico do tipo estado do conhecimento, com abordagem qualitativa e quantitativa. O recorte temporal foi o triênio 2020 - 2022. Foi utilizado a análise de conteúdo de Laurence Bardin (2016). A busca e filtragens resultaram no corpus de 12 obras relacionadas a ensino de ciências e matemática e formação docente. O PPGECM representa a luta de movimentos sociais de educadores, da Região Sul e Sudeste do estado do Pará, onde o objetivo principal foi a interiorização das universidades Públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, Cremilda Peres Cangussu. Demandas e processos formativos de

professores de Ciências da Natureza: desenvolvimento de práticas pedagógicas

inclusivas. 188 folhas. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em

Educação em Ciências e Matemática. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará,

Marabá, Pará, 2020.

AMOURY NETA, Alice Silau. Educação em saúde no ensino de Ciências: currículo comum, saberes e concepções docentes. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá, 2020.

ARAUJO, F. M. B.; SANTOS, P. S. M. B. dos S.; HAGE, I. P. A. G. H. . Cenários e desafios para formação de professores para educação profissional e tecnológica. Concilium, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 84–95, 2022. DOI: 10.53660/CLM-093-113. Disponível em: https://clium.org/index.php/edicoes/article/view/93. Acesso em: 16 nov. 2022.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. SP: Edições 70, 2006.

BATISTA, Josidalva de Almeida. PRÁTICAS E SABERES DOCENTES: tessituras sobre avaliação: desvelando o habitus docente na prática educativa de professores de matemática. 119 folhas. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá, Pará, 2020.

CHAVES, Ester Silva. AUTOAVALIAÇÃO: da discussão teórica aos sentidos que emergem nos discursos de mestrandos em Educação em Ciências e Matemática. 117 f. Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática –Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá, 2022.

DIAS, Thayná Cristina Dias. Panorama nacional da inserção de Astronomia na licenciatura em pedagogia: reflexões a partir dos projetos pedagógicos de curso. 122f. Texto de dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências Matemática para obtenção do título de Mestre em Educação em Ciências e Matemática. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá, 2022.

FARIA, Maria José Costa. Análise do perfil formativo de professores de Química

na perspectiva da educação inclusiva, na visão de formadores e licenciandos.

folhas. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação em

Ciências e Matemática. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá,

Pará, 2020.

FERREIRA, Abel Jorge Rodrigues. "entrelaces do clube de ciências e centro pedagógico de apoio ao desenvolvimento científico de Marabá: Uma demarcação histórica no Ensino de Ciências e Matemática no Estado do Pará". 92 folhas. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá, Pará, 2020.

FREITAS, Helena Costa Lopes de. Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação. Educação & Sociedade, v. 23, p. 136-167, 2002.

GASPI, Suelen de; MARON, Luis Henrique Pupo; MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira. Análise de conteúdo numa perspectiva de bardin in MAGALHAES JUNIOR, C. A. O; BATISTA,M. C.; (org). Metodologia da pesquisa em educação e ensino de ciências.1. ed. Maringá, PR: Gráfica e Editora Massoni, 2021.

GATTI, Bernardete A. Estudos quantitativos em educação. Educação e pesquisa, v. 30, p. 11-30, 2004.

GATTI, Bernardete A.Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade [online]. 2010, v. 31, n. 113

GATTI, Bernardete Angelina et al., Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. DE A. (2005). Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas.

LIMA, Valdineia Rodrigues. Políticas curriculares para o ensino médio e as novas diretrizes (2019/2020) para formação de professores da educação básica: um enfoque sobre o currículo de matemática. 167 folhas. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá, Pará, 2022.

LOPES, Q.; JESUS, A. . A didática na formação de professores: os olhares dos futuros pedagogos. Concilium, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 254–272, 2022. DOI: 10.53660/CLM-265-266. Disponível em: https://clium.org/index.php/edicoes/article/view/265. Acesso em: 16 nov. 2022.

MARQUES, Adriana Rosa et al. Quanto à técnica de análise de dados in ROBAINA, José Vicente Lima et al. Fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa em educação em ciência. Curitiba: Bagai , 2021.

MEDRADA, Iran. A etnomatemática do povo indígena parkatêjê e a prática escolar. 174 folhas. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá, Pará, 2020.

MENDES, Eude Léia Gonçalves Ramos. Desenvolvimento de habilidades de alfabetização científica na formação inicial de professores de química. 191 folhas. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá, Pará, 2021.

NARDI, Roberto. A pesquisa em ensino de Ciências e Matemática no Brasil. Ciência & Educação (Bauru) [online]. 2015, v. 21, n. 2 , pp. I-V. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1516-731320150020001>. ISSN 1980-850X.

NUNES, Jaél Sanches. PRÁTICAS E SABERES DOCENTES: A Educação Escolar Indígena e o Ensino de Ciências em Escolas da Terra Indígena Mãe Maria. 108 folhas. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá, Pará, 2020.

OLIVEIRA, Darlan Morais. Análise dos modelos materiais no ensino das ciências naturais a partir da epistemologia cognitivista. 94 folhas. Texto de dissertação de Mestrado apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática para obtenção do título de Mestre em Educação em Ciências e Matemática. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Marabá. Pará. 2020.

OLIVEIRA, Dhaniella Cristhina de Brito. Narrativas docentes sobre o ensino de química em unidades prisionais do estado do Pará e suas contribuições para o letramento científico e tecnológico.107 folhas. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá, Pará, 2021.

PIANO, Carlesom dos Santos. Estórias que ensinam Matemática: uma análise do para o discurso matemático escolar em livros paradidáticos. 86 folhas. Texto de dissertação de Mestrado apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática para obtenção do título de Mestre em Educação em Ciências e Matemática. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Marabá. Pará. 2020.

PIANO, Jhéssica Elayne Gomes da Cruz. (Re) escrevendo a história dos

ancestrais de uma comunidade na busca de saberes primevos para destes

fazer saberes escolares: uma proposta para formação continuada de professores

de Ciências. 2022. 66 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e

Matemática) –Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá, 2022.

PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN Evandro (org). Professor reflexivo no Brasil:155 gênese e crítica de um conceito. 7ª ed., São Paulo: Ed. Cortez,2012.

RODRIGUES, Rafael Cordeiro. SABERES PRIMEVOS QUE MOBILIZAM MEMÓRIAS, HISTÓRIAS DE VIDA E EXPERIÊNCIAS DOCENTES: narrativas de professores que ensinam Ciências da Natureza no contexto amazônico-paraense. 108 folhas. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá, Pará, 2022.

SANTANA, Camila Lima et al. AULA EM CASA: EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS E PANDEMIA COVID-19. Educação, v. 10, n. 1, p. 75-92, 2020.

SANTOS, Carlos Antonio Cunha dos. A iniciação científica nos cursos técnicos no campus rural de marabá do IFPA, no período de 2017 a 2019: avanços e limitações do PIBICTI, a relação com a pedagogia da alternância e o educar pela pesquisa. 117 f. Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática –Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá, 2022.

SARRAF, Erick Jhonys Paes. "HISTÓRIA PRA NINAR O PRECONCEITO: com versos narrados por mulheres negras na educação matemática". 92 folhas. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá, Pará, 2022.

SILVA e NETO, Jhemerson da. "FRATURANDO FISSURAS: entre as ações afirmativas e a presença de estudantes indígenas no curso de Licenciatura em Matemática da Unifesspa/Marabá". 189 folhas. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá, Pará, 2022.

SILVA, Ivonilce Brelaz da. Ansiedade à Matemática e sua relação com o bloqueio da aprendizagem de matemática na adolescência: aspectos atitudinais e cognitivos.72 folhas. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá, Pará, 2022a.

SILVA, Kamilla Ferreira da. A Representação Social dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática Sobre a Tríade Ensino-Pesquisa-Extensão na Universidade do Estado do Pará - UEPA - Campus VII. 130 folhas. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá, Pará, 2022b.

SOUZA, Alcicleide Pereira de. O PIBID DE MATEMÁTICA NO ESTADO DO PARÁ: um olhar sob a ótica das dimensões normativa, formativa e de desenvolvimento profissional. 81 folhas. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá, Pará, 2020a.

SOUZA, Henrique Silva de. Discurso Matemático e Aprendizagem de Física por

Alunos com Deficiência Visual usuários do Sistema Braille. 92 folhas. Dissertação

de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática.

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá, Pará, 2020b.

VIEIRA, Márcia de Freitas; DA SILVA, Carlos Manuel Seco. A Educação no contexto da pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática de literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 28, p. 1013-1031, 2020.

Downloads

Publicado

2023-02-09

Como Citar

Benchimolda da Silva, D. L., Wagner Urbano, F. ., Costa Dourado, G., de Sousa Costa, L., & de Leão Moia, M. (2023). Systematic analysis of the dissertations defended in PPGECM - UNIFESSPA (2020-2022): Análise sistemática das dissertações defendidas no PPGECM – UNIFESSPA (2020–2022). Concilium, 23(2), 78–90. https://doi.org/10.53660/CLM-738-23A11

Edição

Seção

Articles