Preservação do patrimônio arquitetônico: a educação patrimonial como possibilidade de manter viva e latente a história das cidades

Autores

  • Tarcisio Dorn de Oliveira UNIJUÍ
  • Helena Copetti Callai
  • Luísa Pereira Zamin
  • Matheus Mendonça da Rocha
  • Jéssica Patrícia Tolfo

DOI:

https://doi.org/10.53660/CLM-082-104

Palavras-chave:

Cidade, Arquitetura, Preservação, Educação Patrimonial

Resumo

A preservação patrimonial mostra-se extremamente relevante, ao passo que auxilia no entendimento e na compreensão da cultura e da memória das cidades, através da conservação de seus bens edificados. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, o texto intenta refletir sobre a preservação da arquitetura das cidades, tendo como meio a educação patrimonial, pois tal metodologia preservacionista apresenta-se fundamental na salvaguarda das memorias, das relações e das culturas das cidades. A preservação das cidades e da arquitetura que elas contem compõem experiências e significados as quais dão sentido ao mundo. Assim, a educação patrimonial baseia-se em um método ativo, com o intuito de ensinar a população a conhecer e a valorizar o seu patrimônio local, compartilhando, posteriormente, esses conhecimentos e saberes. Ao promover uma interação entre a história, a memória, a identidade e o pertencimento, a arquitetura proporciona ao indivíduo prazer e satisfação ao fazer a leitura do mundo em que está inserido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helena Copetti Callai

Licenciada e Bacharel em Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ijuí (FAFI-UNIJUI). Mestra e Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP-SP). Pós-Doutora pela Universidade Autônoma de Madrid - Espanha (UAM). Professora Titular do Departamento de Humanidades e Educação (DHE-UNIJUÍ) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (UNIJUÍ). Pesquisadora bolsista de produtividade em pesquisa PQ/CNPq Nível 1D. Pesquisadora FAPERGS. Membro da Rede Latino Americana de Didática da Geografia (REDALADGEO).

Luísa Pereira Zamin

Discente do curso de Graduação de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Bolsista de Iniciação Científica PIBIC da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Matheus Mendonça da Rocha

Estudante do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Membro do grupo de pesquisa GTEC. Bolsista de iniciação científica CNPq

Jéssica Patrícia Tolfo

Discente do curso de Graduação de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Bolsista de Iniciação Científica PIBIC da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Referências

APOLINÁRIO, J. R. Reflexões sobre a educação patrimonial e experiências da diversidade cultural no ensino de História. In: TOLENTINO, Á. B. (org.). Educação patrimonial: reflexões e práticas. João Pessoa: Superintendência do Iphan na Paraíba, 2012. 104 p. (Caderno temático, 2).

CALLAI, H. C. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Caderno Cedes, Campinas, SP, v. 25, n. 66, p. 227-247, maio 2005.

FARIAS, E. K. V. A construção de atrativos turísticos com a comunidade. In: MURTA, S. M.; ALBANO, C. (org.). Interpretar o patrimônio: um exercício do olhar. Belo Horizonte: Ed. UFMG; Território Brasilis, 2002.

HORTA, M. de L. P; GRUNBERG, E; MONTEIRO, A. Q. Guia básico de educação patrimonial. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; Museu Imperial, 1999.

LIMA, S. B. de M. Educação patrimonial é mais educação! In: TOLENTINO, Á. B. (org.). Educação patrimonial: reflexões e práticas. João Pessoa: Superintendência do Iphan na Paraíba, 2012. 104 p. (Caderno temático, 2).

MARTINS, C. Patrimônio cultural: da memória ao sentido do lugar. São Paulo: Roca, 2006.

OLIVEIRA, T. D. de; LOPES, C. E. J. Monumento, monumentalidade, valor e poder: interações com a memória e preservação arquitetônica. METAgraphias: letra JK de JK de utopias políticas possíveis, v. 3, n. 3, p. 1-17, 2018.

OLIVEIRA, T. D. de; CALLAI, H. C. Compreender a cidade e a arquitetura através da educação patrimonial. Revista Di@logus, Cruz Alta, RS, v. 6, n. 3, p. 141-149, set. 2017.

Publicado

2022-02-10

Como Citar

Oliveira, T. D. de, Callai, H. C. ., Zamin, L. P., Rocha, M. M. da ., & Tolfo, J. P. . (2022). Preservação do patrimônio arquitetônico: a educação patrimonial como possibilidade de manter viva e latente a história das cidades. Concilium, 22(2), 15–23. https://doi.org/10.53660/CLM-082-104

Edição

Seção

Articles