Do complexo fabril às formas de morar na Vila das Palmeiras, Rio Largo/AL

Autores

  • Gustavo Cavalcante Universidade Federal de Alagoas
  • Adriana Duarte Universidade Federal de Alagoas
  • Caroline Santos Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Cidade, Rio LArgo, Patrimônio, Fábrica

Resumo

Esse artigo visa dissertar a respeito do desenvolvimento da cidade fabril no Brasil, diante do recorte geográfico da cidade de Rio Largo/AL, com propósito de se entender o "modus vivendi" da sociedade durante o apogeu da Companhia Alagoana de Fiação e Tecido (CAFT). Busca ainda aprofundar reflexões a partir do estudo da casa do operário braçal, visto que essa era a tipologia predominante na paisagem urbana e devido a singeleza estética, muitas vezes é invisibilizada, inclusive, no entendimento sobre a sua representatividade enquanto patrimônio cultural a ser preservado. Através de visitas "in loco", levantamento arquitetônico e consultas a produções acadêmicas acerca do sítio estudado, pode-se compreender melhor o contexto urbano e o objeto de estudo. Ao fim, deseja-se tomar como conclusão como se deu a estruturação social em determinada época como forma de auxiliar estudos futuros e contribuir com a historiografia do urbanismo brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CASTRO, C. G. Relações de Poder no Complexo Fabril Têxtil de Rio Largo: identificando interrelações socioespaciais. 2017. Tese (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.

CHOAY, F., O urbanismo. Editora Perspectiva S. A.,1992

CORREIA, Telma de Barros. Pedra: plano e cotidiano operário no sertão. Campinas, Papirus, 1998.

DOURADO, C. D., ALBUQUERQUE, J. C. de, MOREIRA, W. de A., Paulista, a invenção dos Ludgren. Youtube, 04 de maio de 2021.

EDWARDS, Alan. The Development od Manchester. School of Planning, DAAP, University of Cincinnati. Disponível em: <https://developmentofmanchester.weebly.com/>

GOULART, N. R. F. Quadro da Arquitetura no Brasil. Editora Perspectiva, 9 ed. 2000

IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Manual de Conservação de telhados. 1999

JUNIOR, L. A. C. O., VIANNA, M. P., DA TECELAGEM AO DESMONTE: UMA ANÁLISE DA ARQUITETURA DO COMPLEXO FABRIL TÊXTIL DE RIO LARGO, A PRIMEIRA CIDADE INDUSTRIAL DE ALAGOAS. Cadernos de graduação ciências humanas e sociais. Alagoas | v. 6 | n.2 | p. 172-185 Outubro 2020 | periodicos.set.edu.br

NOBRE, P. A. M., RAMOS, E. M. B. A CIDADE E O CAPITAL: um breve histórico da situação da classe operária. Anais do I circuito de debates acadêmicos. 2011

RODRIGUES, L. R., CAVALCANTI, V. R., HIDAKA, L. T. F., DE INDÚSTRIA À CIDADE: CONFIGURAÇÕES URBANAS DE RIO LARGO/AL, SÉCULOS XIX-XX. 7 congresso Luso Brasileiro Para o Planejamento Urbano, regional, integrado e sustentável 2016.

RODRIGUES, L. R. CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL: PERSPECTIVAS SOBRE O SÍTIO INDUSTRIAL DA ANTIGA CAFT, RIO LARGO/AL. 2017. Tese (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.

SARAMAGO, José. ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA. São Paulo, Companhia das Letras, 1995.

TAVARES, Marcelo Góes. DO TECER DA MEMÓRIA AO TECIDO DA HISTÓRIA: Operários, trabalho e política na indústria têxtil em Fernão Velho (Maceió, AL, 1943-1961). Tese (Doutorado em História) - Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016. f. 37-38.

TIMM, J. A. Habitações Operárias no Brasil Arquitetura e urbanismo da habitação social na primeira metade do século XX. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2015.

VIANNA, M. P. Habitação e modos de vida em vilas operárias. Monografia - Universidade de São Paulo, 2004. f. 5-6.

VIANNA, M. P.; OLIVEIRA JÚNIOR, L. A. C. (2020). DA TECELAGEM AO DESMONTE: UMA ANÁLISE DA ARQUITETURA DO COMPLEXO FABRIL TÊXTIL DE RIO LARGO, A PRIMEIRA CIDADE INDUSTRIAL DE ALAGOAS. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS, 6, n. 2, 2020. 172. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/7819.

Downloads

Publicado

2023-02-09

Edição

Seção

Articles