Construção participativa do Plano Municipal de Cultura de Oeiras - Piauí
DOI:
https://doi.org/10.53660/CLM-445-542Palavras-chave:
Participação, Políticas, CulturaResumo
O Plano Municipal de Cultura para Oeiras, Piauí, parte do anseio coletivo para atender as muitas demandas do setor cultural. O Plano entendido como um instrumento que traduz o compromisso político e de planejamento estratégico do município para o decênio 2023-2033, cuja premissa é a construção participativa/colaborativa, sistêmica e articulada com agentes e setores públicos, privados e sociais, estando o poder executivo representado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo; a Sociedade Civil pelo Conselho Municipal de Cultura, o Legislativo pela Câmara de Vereadores, e o acompanhamento, assessoria/consultoria técnico-científica do Programa de Pós-graduação em Artes, Patrimônio e Museologia (PPGAPM) da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).
Downloads
Referências
BARROS, J. M; e JUNIOR, J. O. Por uma cultura do público: planos de cultura e diversidade cultural. Planos municipais de cultura: reflexões e experiências. Belo Horizonte: EdUEMG, 2019. 310 p.
BARROS, Maria do Socorro Barbosa. Museu de Arte Sacra de Oeiras – MAS: “lugar de memória”. Revista do Instituto Histórico de Oeiras, Oeiras: n. 20. 2016, p. 74 – 83.
BRITTO, Neuza Hafner; BOULLOSA, Rosana. Planos Municipais de cultura: guia de elaboração. Salvador: Escola de Administração da UFBA, 2017.
CARVALHO JÚNIOR, Dagoberto de. Estação Saudade: memórias recorrentes. Teresina. Academia Piauiense de Letras, 2015, p.36.
CARVALHO JÚNIOR., Dagoberto de. Passeio a Oeiras. 6ª ed. Teresina: Fundação Cultural do Piauí, 2010.
COELHO NETO, Hernani. Por que jogar esse jogo? Planos municipais de cultura: reflexões e experiências. / José Márcio Barros e Kátia Costa. (orgs.). – Belo Horizonte: EdUEMG, 2019, p. 28-43.
Como fazer um plano de cultura. Ministério da Cultura, 2013.
FABRIZIO, C. Réflexion sur l'évolution de la notion de culture et des concepts liés au développement culturel et aux politiques culturelles depuis 1970. Paris: Unesco, 1980.
Guia de Orientações para os Municípios. Sistema Nacional de Cultura - Perguntas e Respostas. Ministério da Cultura, 2012.
RUBIM, Antônio Albino Canelas. Cultura, centralidade e transversalidade. Cult Centro de Estudos Multidiscinares em Cultura, 2021. Disponível em: <http://www.cult.ufba.br/wordpress/cultura-centralidade-e-transversalidade/>. Acesso em: 14/08/2022.
THIOLLENT, M. Metodologia de Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 1986.
VARINE, Hugues de. As raízes do futuro: o patrimônio a serviço do desenvolvimento local. Tradução Maria de Lourdes Parreiras Horta. – Porto Alegre: Medianiz, 2012. p. 18-19.