Estudando hipérbole em um curso de extensão para alunos do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.53660/CLM-416-520Palavras-chave:
Construções Geométricas; Geometria Dinâmica; GeoGebraResumo
Neste relato, será descrita uma sequência didática para o estudo das propriedades geométricas da hipérbole, desenvolvida em um curso de extensão para alunos do Ensino Médio oferecido na Universidade Federal do ABC. O objetivo do curso foi preencher uma lacuna existente na educação básica, em relação aos conteúdos de geometria, dando oportunidade aos alunos de desenvolver habilidades de percepção espacial e raciocínio geométrico. Para tanto foi utilizado o software de geometria dinâmica GeoGebra, que proporciona um ambiente de aprendizagem investigativo com a possibilidade de construir e manipular os objetos geométricos mantendo suas propriedades. A sequência didática foi organizada observando a teoria de Desenvolvimento dos Níveis de Pensamento Geométrico de Van-Hiele (1986). Foi possível constatar que a maioria dos alunos se apropriou dos conceitos trabalhados, reconhecendo as propriedades do objeto geométrico hipérbole e desenvolvendo habilidades de manipulação de instrumentos de construção geométrica e utilização do software GeoGebra.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental Proposta Curricular para a educação de jovens e adultos: segundo segmento do ensino fundamental: 5a a 8a série: introdução / Secretaria de Educação Fundamental, 2002.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: < 568 http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2018
DUVAL R. Approche cognitive des problèmes de géométrie em termes de congruence. Annales de Didactiques et de sciences cognitives. IREM de Strarsbourg v.1, p.57-74, 1988.
DUVAL R. Les conditions cognitives de l’apprentissage de la géométrie: Développement de la visualisation, différenciation des raisonnements et coordination de leurs fonctionnements.Annales de didactique et de sciences cognitives, vol. 10, p. 5–53, 2005.
PAVANELLO, R. M. O Abandono do ensino de Geometria no Brasil: causas e consequências. In: Revista Zetetiké. Campinas, n°.1, 1993.
SILVA, C. X.; BARRETO, B. Matemática Aula por Aula: 3ª série. São Paulo: FTD, 2005.
VAN-HIELE, P. M. Structure and Insight. Academic Press Orlando, FL, USA, 1986.