Estudando hipérbole em um curso de extensão para alunos do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53660/CLM-416-520

Palavras-chave:

Construções Geométricas; Geometria Dinâmica; GeoGebra

Resumo

Neste relato, será descrita uma sequência didática para o estudo das propriedades geométricas da hipérbole, desenvolvida em um curso de extensão para alunos do Ensino Médio oferecido na Universidade Federal do ABC. O objetivo do curso foi preencher uma lacuna existente na educação básica, em relação aos conteúdos de geometria, dando oportunidade aos alunos de desenvolver habilidades de percepção espacial e raciocínio geométrico. Para tanto foi utilizado o software de geometria dinâmica GeoGebra, que proporciona um ambiente de aprendizagem investigativo com a possibilidade de construir e manipular os objetos geométricos mantendo suas propriedades. A sequência didática foi organizada observando a teoria de Desenvolvimento dos Níveis de Pensamento Geométrico de Van-Hiele (1986). Foi possível constatar que a maioria dos alunos se apropriou dos conceitos trabalhados, reconhecendo as propriedades do objeto geométrico hipérbole e desenvolvendo habilidades de manipulação de instrumentos de construção geométrica e utilização do software GeoGebra.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisabete Marcon Mello, Universidade Federal do ABC

Professora Doutora da Universidade Federal do ABC (UFABC)

Amarildo Aparecido dos Santos, Universidade Federal do ABC

Pós doutorando da UFABC

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental Proposta Curricular para a educação de jovens e adultos: segundo segmento do ensino fundamental: 5a a 8a série: introdução / Secretaria de Educação Fundamental, 2002.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: < 568 http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2018

DUVAL R. Approche cognitive des problèmes de géométrie em termes de congruence. Annales de Didactiques et de sciences cognitives. IREM de Strarsbourg v.1, p.57-74, 1988.

DUVAL R. Les conditions cognitives de l’apprentissage de la géométrie: Développement de la visualisation, différenciation des raisonnements et coordination de leurs fonctionnements.Annales de didactique et de sciences cognitives, vol. 10, p. 5–53, 2005.

PAVANELLO, R. M. O Abandono do ensino de Geometria no Brasil: causas e consequências. In: Revista Zetetiké. Campinas, n°.1, 1993.

SILVA, C. X.; BARRETO, B. Matemática Aula por Aula: 3ª série. São Paulo: FTD, 2005.

VAN-HIELE, P. M. Structure and Insight. Academic Press Orlando, FL, USA, 1986.

Publicado

2022-09-13

Como Citar

Marcon Mello, E., & Santos, A. A. dos . (2022). Estudando hipérbole em um curso de extensão para alunos do Ensino Médio. Concilium, 22(5), 743–749. https://doi.org/10.53660/CLM-416-520

Edição

Seção

Articles