Análise e simulação do separador de gás e lama em sistemas de perfuração de poços petrolíferos
DOI:
https://doi.org/10.53660/CLM-413-573Palavras-chave:
Separador de lama e gás, Escoamento de gás, Dimensionamento do separadorResumo
Durante a perfuração de poços petrolíferos são separadores de lama e gás responsáveis pela eliminação do gás provinientes do poço durante um influxo de gás na perfuração, geralmente instalado na posição na vertical. O objetivo deste trabalho foi realizar modelagem de cálculo para o dimensionamento do separador vertical. Utilizou-se das propriedades dimensionais do separador, tubulações e as propriedades da lama e do gás para obter a capacidade de retenção da lama e investigar a pressão de retorno na linha de ventilação. Durante as simulações computacionais, analisou-se a capacidade de separação da lama e do gás. Utilizando-se o balanço de massa, obteve-se a curva de pressão hidroestática em termos da densidade da lama e as curvas de capacidade do separador. Foi também investigado a perda de carga na linha de ventilação. Os resultados foram desenvolvidos em código computacional via software scilab. As curvas de capacidade de e pressão apresentaram aumento proporcional ao diâmetro e as densidades respectivamente, conforme a altura da lama. Além disso, foi realizada uma análise de comportamento de controle de nível da lama controlada pela abertura da válvula e a simulação da perda de carga por interação numérica da linha de ventilação para diferentes taxas de escoamento máximo, apresentando resultados condizentes com a literatura.
Downloads
Referências
API specification 12J, Eighth Edition, Specification for Oil and Gas Separators, October 2008.
ANDRADE, M.F; dimensionamento de vasos separadores de petróleo. Trabalho de conclusão de Curso – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. 2014.
ANJOS, R. C. N. S; Dimensionamento de Vaso Separador Bifásico Horizontal. Trabalho de Conclusão de Curso. (GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PETRÓLEO). Universidade Federal Do Rio Grande Do Norte. Natal, 2015.
BARBALHO, Thales; PINHEIRO,Álvaro; LUCENA, Izabelly ; RIOS, Rafael; LIMA, Marcelo estudo dinâmico da pressão em vasos separadores verticais gás-líquido utilizados no processamento primário de petróleo. 2016.
BRASIL, N. I; ARAÚJO, M. A. S; SOUSA, E. C. M; QUELHAS, A. D. Processamento de Petróleo e Gás: petróleo e seus derivados, processamento primário, processos de refino, petroquímica, meio ambiente. Reimpr. LTC, Rio de Janeiro, 2012
CUNHA, Gabriel, 2018. Análise e Comparação de Sistemas de Gerenciamento de Gás no Riser em Sondas de Perfuração Offshore. Disponível em: <http://monografias.poli.ufrj.br/monografias/monopoli10024455.pdf> Acesso em abril de 2019.
GÓIS, L. M. N; MATOS, R. L. Como dimensionar um vaso separador líquido-vapor apara processamento primário de petróleo. VII Congresso Brasileiro de Termodinâmica Aplicada. 2013. Uberlândia – MG.
G.R, MacDougall, 1990. Mud/Gas Separator Sizing and Evaluation. Disponível em: < https://www.onepetro.org/journal-paper/SPE-20430-PA> Acesso em abril de 2019.
IBIAPINA, Joaquim Leite; WATANABE, Márcio Koki. Equipamentos do Sistema de Controle de Poço na Superfície, Petrobrás, 2004.
LEE, Peter, 2016. Surface gas handling system and mud gas separator design: Principles for drilling operations. Disponível em: < https://www.dnrm.qld.gov.au/__data/assets/pdf_file/0020/351317/sghs-mgsd-principles-for-drilling-operations.pdf> Acesso em abril de 2019.
LYONS,W.C; PLISGA,G.J. Standard Handbook of Petroleum & Natural Gas Engineering. 2ed.EUA:Elsevier, 2005.
MATTOS, R. L. ; GÓIS, L. M. N. . Como Dimensionar Um Vaso Separador Líquido-Vapor Para Processamento Primário de Petróleo. In: 7o Congresso Brasileiro de Termodinâmica Aplicada, 2013, Uberlândia. 7o CBTERMO, 2013.
ROSA,A.J;CARVALHO,R.S; XAVIER,J.A.D. Engenharia de Reservatórios de Petróleo. 2.ed. Editora Interciência, Rio de Janeiro, 2011.
ROITMAN Valter, Curso de Formação de Operadores de Refinaria Operações Unitárias. Curitiba-PR, 2002.
SILVA, A. L. M. Análise do Equilíbrio-Vapor e Dimensionamento de Vasos Separadores de Petróleo em Campo Maduros. 2013. Dissertação (Graduação em 43 Engenharia de Petróleo) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. 2013.
SOUZA FILHO, J. E. de. Processamento Primário de Fluidos: Separação e Tratamento. Programa Trainees Petrobrás. Curso de Engenharia de Petróleo Salvador: Universidade Coorporativa Petrobrás, 2004.
THE WEIR GROUP. Sale of Weir's Oil & Gas Division – Mathena. 2019.
THOMAS, J. E. Fundamentos de Engenharia de Petróleo. 2ed, Rio de Janeiro-RJ: Interciência, Petrobras, 2004.