Manutenção e funcionalidade das edificações como fatores dependentes da sua durabilidade estrutural

Autores

  • Luiz Carlos Mendes Universidade Federal Fluminense https://orcid.org/0000-0003-1747-5179
  • Matheus Rodrigues Marchetti da Silva Universidade Federal Fluminense
  • Leonardo Silva Araújo Universidade Federal Fluminense
  • Vancler Ribeiro Alves Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.53660/CLM-380-503

Palavras-chave:

Funcionalidade; Recuperação; Reforço; Materiais de Construção.

Resumo

Os fatores agressivos ambientais associados com o mau uso da edificação acarretam a perda de seu desempenho com o passar do tempo.  São necessárias dessa forma várias intervenções periódicas a fim de assegurar  a  restauração do desempenho. Tais intervenções são de diversas naturezas, tais como recuperação  estrutural, manutenção de instalações prediais, de impermeabilização,  troca de revestimentos danificados, troca de madeiramento danificado e muitas outras. O presente trabalho apresenta propostas de metodologias de recuperação a fim de se diminuir os riscos aos usuários e eliminar as patologias existentes nas edificações. Tais procedimentos têm como objetivo principal a preservação do patrimônio edificado assegurando uma maior durabilidade. Dependendo da localização do imóvel, da agressividade ambiental, da sua funcionalidade e a que tipos de patologias estão sujeitos, este trabalho pretende apresentar várias metodologias específicas para cada caso, especialmente direcionadas para conjuntos edificados nas regiões do Estado do Rio de Janeiro e do território brasileiro.  Pretende-se contribuir com estudos que visam impedir a desvalorização patrimonial e gastos maiores com medidas  de recuperação e reforço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Mendes, Universidade Federal Fluminense

D.Sc - Professor Titular do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense - Rio de Janeiro.

Matheus Rodrigues Marchetti da Silva, Universidade Federal Fluminense

Aluno do Curso de Mestrado em Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense - Rio de Janeiro

Leonardo Silva Araújo, Universidade Federal Fluminense

Aluno do Curso de Mestrado em Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense - Rio de Janeiro.

Vancler Ribeiro Alves, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Rio de Janeiro.

D.Sc. - Professor Adjunto do Curso de Engenharia Civil do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Rio de Janeiro.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA de NORMAS TÉCNICAS. NBR 6118/2014: Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimento. Rio de Janeiro, 2014. 221 p.

BOTELHO, M. H. C.; GIANNONI, A.; BOTELHO, V. C. Manual de projeto de edificações. São Paulo: Editora Pini, 2009.

CHAGAS, L. R. B. Engenharia da Construção – Obras de Grande Porte. São Paulo: Editora Pini, 2009.

EUROCODE 2. Design of concrete structures – Part 1-1: General rules and rules for buildings. Brussels, CEN. prEN 1992-1-1. 2004.

JORDY, J. C.; DE SOUZA, V. C. M. Trvanlisvost, údrzba a rekonstrukce verejnych v Brazilii ( Durability, maintenance and reconstruction of public buildings in Brazil). Beton Sanace Betonovych Konstruckci, República Tcheca, n. 3/2001, 2001. p. 01-48.

JORDY, J. C. Desempenho e avaliação dos serviços de impermeabilização aplicados em edificações. Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil, Pós Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense – UFF. Niterói, Rio de Janeiro, 2002.

JORDY, J. C. Avaliação do desempenho dos revestimentos protetores para estruturas de estações de tratamento de esgoto. Tese de Doutorado em Engenharia Civil, Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense – UFF. Niterói, Rio de Janeiro, 2009.

Downloads

Publicado

2022-08-30

Como Citar

Mendes, L. C. ., da Silva, M. R. M., Araújo, L. S., & Alves, V. R. . (2022). Manutenção e funcionalidade das edificações como fatores dependentes da sua durabilidade estrutural. Concilium, 22(5), 32–46. https://doi.org/10.53660/CLM-380-503

Edição

Seção

Artigos