Análise da durabilidade de estruturas de coberturas de edificações históricas
DOI:
https://doi.org/10.53660/CLM-379-502Palavras-chave:
Edificações históricas; Arcos; Cúpulas; Durabilidade.Resumo
O homem dispendeu muitos esforços ao longo das eras para se ter uma habitação adequada, necessidade imposta pela pressão de uma natureza hostil como também a urgência de limitar um espaço próprio dentro do seu círculo de convivência. Mas as edificações históricas importantes não são direcionadas somente para a casa do homem. Elas o são também para a casa do príncipe (os palácios), a casa de Deus (templos, catedrais, mesquitas, basílicas), o túmulo (mausoléus, pirâmides) e as construções de bem público como as pontes, os pórticos, as fortificações e os aquedutos. Todas estas construções são dotadas de elementos arquitetônicos fabulosos ao longo das idades históricas. Este trabalho pretende fazer análises arquitetônica, estrutural, de transmissão de cargas e de durabilidade destes tipos de edificações, apontando para os diversos focos de deteriorações causados pelos mais diversos agentes agressivos. São apresentadas metodologias de inspeção, análise de transmissão de carregamentos em coberturas destas edificações, em especial as cúpulas esféricas, presentes nas mais belas edificações espalhadas por todo o mundo. Pretende-se apresentar propostas de recuperação, fornecendo-se assim uma contribuição para preservação da durabilidade destas edificações, tão importantes para o patrimônio cultural e artístico da humanidade.
Downloads
Referências
CARVALHO. M. I. B. Construções Fabulosas. Madrid: Ediciones Del Prado, 1995.
GOTILLA, F. C.; ANTÓN, P.; PASCUAL, A.; RODENAS, M. D.; AZCARATE, J. M. História Geral da Arte. Madrid: Carroggio S. A. Ediciones, 1995.
JORDY, J.C. Desempenho e avaliação dos serviços de impermeabilização aplicados em edificações. Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil. Pós-graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense - UFF. Niterói, Rio de Janeiro, 2002.
MAYERHOFER, L. Introdução ao estudo dos tetos abobadados. Rio de Janeiro, 1953.
RUSSO, C. Lesiones de los edificios. Barcelona: Salvat Editora, 1951.