Representações sociais de formação inicial pelos licenciandos em Música da UFPE
DOI:
https://doi.org/10.53660/CLM-377-374Palavras-chave:
Formação de professores de música, Saberes docentes, Teoria das representações sociais, Licenciatura em músicaResumo
O presente artigo objetivou compreender as representações sociais no processo de formação inicial de professores de Música da UFPE. Adotamos como aporte teórico metodológico a Teoria das Representações Sociais (TRS), formulada por Serge Moscovici em 1961 e a Teoria do Núcleo Central (TNC) delineada por Jean Claude-Abric. Norteada pelo enfoque qualitativo online, a pesquisa consistiu no emprego de duas etapas distintas, ou seja, a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) e as entrevistas semiestruturadas. O material foi analisado com o auxílio do software IRAMUTEQ e as entrevistas semiestruturadas com o emprego da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977). Os resultados da primeira etapa revelam que a estrutura interna das representações sociais dos estudantes se organiza em torno da categoria disciplinar, apontando que a ênfase da formação ainda se fundamenta na noção do habitus conservatorial. A partir da análise de similitude identificamos que o núcleo central é constituído pelas categorias pedagógica e afetiva.
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