Instrução por Pares e Jogos como estratégias para o ensino de programação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53660/CLM-366-366

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Estratégias de Ensino, Algoritmos

Resumo

A dificuldade dos alunos dos cursos de computação em desenvolverem um pensamento lógico é latente. Trabalha-se, basicamente, com a resolução de problemas de forma lógica, na disciplina de Algoritmos e de Matemática. Geralmente, na matriz curricular é colocada no primeiro semestre e apresenta altos índices de reprovação e evasão. O objetivo da pesquisa foi analisar a apropriação de conhecimento dos comandos utilizados em Algoritmos por parte dos alunos, em sala de aula, após o uso de duas estratégias de ensino. As estratégias utilizadas foram Jogos e Aprendizagem por Pares (Peer Instruction), aplicando pré e pós-teste, nos dois idiomas, de forma interdisciplinar. Os sujeitos da pesquisa foram alunos reprovados em Algoritmos de curso binacional. A característica da binacionalidade (no qual 50% dos alunos são brasileiros e a outra metade são uruguaios) é importante no que tange ao idioma materno e consequentemente a leitura do problema proposto em um determinado idioma, que não seja o seu idioma materno. Como resultado pode-se citar uma maior motivação por parte dos alunos e melhora na resolução de problemas.

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Publicado

2022-06-25

Como Citar

Cordenonzi, W. H., & Cardoso, V. M. (2022). Instrução por Pares e Jogos como estratégias para o ensino de programação . Concilium, 22(4), 578–592. https://doi.org/10.53660/CLM-366-366

Edição

Seção

Articles