Subjetividade Docente: Aproximações com o tema

Autores

  • Elza Magela Diniz PUC-MINAS
  • Maria Auxiliadora Monteiro de Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MINAS

DOI:

https://doi.org/10.53660/CLM-349-349

Palavras-chave:

Formação docente; Subjetividade; Profissionalização

Resumo

O presente trabalho apresenta alguns olhares sobre a formação de professores, saberes e profissão docente. Em um primeiro momento fazemos uma incursão bibliográfica com o propósito de compreender o processo de formação e construção dos saberes docentes, trazemos para análise, autores taia como: TARDIF (2002), NÓVOA (1192), GATTI (2014), entre outros, sabendo que não esgotamos aqui todas as contribuições dos autores, nacionais e internacionais, sobre a referida temática. Para um segundo momento, ainda dialogando com os referidos autores e incorporando novos olhares, discutiremos a questão da subjetividade docente e sua influência na construção da carreira de professor. Sabendo que o professor possui sua história de vida, pessoal e profissional, entendemos que a construção da profissionalização docente está interligada aos acontecimentos que permeiam seu processo de formação. O professor é um sujeito histórico-social e suas vivências irão compor sua trajetória profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRÉ, Marli (Org.). Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2016.

ARROYO, Miguel. Ofício de Mestre.Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

GATTI, Bernadete. A Formação Inicial de Professores para a Educação Básica: as Licenciaturas. Revista USP, São Paulo, n. 100, p. 33-46, Dez./ Jan./Fev. 2013-2014.

GATTI, Bernadete A. [et. al.] Por uma revolução da formação de professores. São Paulo: Editora Unesp, 2015.

LÈLIS, Isabel Alice. Do Ensino de conteúdos aos saberes do professor: mudança de idioma pedagógico? p. 43-58, In: Educação e Sociedade v.74, Ano XXII, Abril 2001. Dossiê: Os Saberes dos docentes e sua formação.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. (Orgs.) Formação de profesores, práticas perdagógicas e escola. São Carlos: EduFSCar, 2010.

NÓVOA, Antonio (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

_________ O passado e o presente dos professores. In: Profissão Professor. NOVOA, A. (Org.). Porto, PT: Porto Editora, 1999.

_________.Os professores e as histórias da sua vida. In: Nóvoa, Antônio. Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992.

SACRISTAN, J. Gimeno. Escolarização e cultura: a dupla determinação. In: SILVA, Luiz Heron da... [et al] (orgs.). Novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais. Porto Alegre: Sulina, 1996.

SANTOS, Lorene dos. Saberes e práticas em Redes de Trocas: A temática africana e afro-brasileira em questão / Lorene dos Santos. - UFMG/FaE, 2010.

SHULMAN, Lee S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. In: Cadernos Cenpec. São Paulo, v.4, n.2, p.196-229, dez. 2014.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; LAHYE, L. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática Do Saber docente. Teoria e Educação nº 4, Porto Alegre:Pannônica, 1991.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes & Formação Profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

TARDIF, Maurice; e LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2005.

VAILLANT, Denise; MARCELO, Carlos. A formação inicial docente. In: VAILLANT, Denise; MARCELO, Carlos.. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: Editor UTFPR, 2010.

ZEICHNER, Kenneth. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e Universidades. Educação. Santa Maria, v. 35, n. 3, p. 479-504, set./dez. 2010.

Publicado

2022-06-25

Como Citar

Magela Diniz, E., & Oliveira, M. A. M. de . (2022). Subjetividade Docente: Aproximações com o tema. Concilium, 22(4), 606–615. https://doi.org/10.53660/CLM-349-349

Edição

Seção

Articles