Formação Continuada de Professores Alfabetizadores no PNAIC: um estudo de caso sobre concepções, saberes e identidade profissional em Abaetetuba
DOI:
https://doi.org/10.53660/CLM-343-360Palavras-chave:
Palavras-chave: PNAIC. Formação Continuada. Saber docente.Resumo
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa foi lançado no ano de 2012 através de um compromisso formal assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e Municípios, a fim de assegurar a plena alfabetização de todas as crianças do ciclo de alfabetização até os oito anos de idade. Dentre os eixos de atuação, estava a Formação Continuada de Professores Alfabetizadores considerado o principal e de maior abrangência. Neste contexto, traçamos como objetivo principal da pesquisa analisar a contribuição da Formação Continuada do PNAIC na Formação dos Professores Alfabetizadores, visando obter uma compreensão mais crítica acerca das estruturas de formação que as esferas governamentais têm assegurado aos profissionais docentes da rede municipal de ensino de Abaetetuba. Como resultado da pesquisa, concluímos que no Programa a formação continuada está pautada em políticas formativas de caráter técnico instrumental guiado por uma visão compensatória de formação, a qual visa apenas amenizar lacunas deixadas no percurso formativo dos profissionais das séries iniciais de ensino. Dessa forma, ao assumir um modelo de racionalidade técnica, esboça uma concepção de ensino mediada por princípios de produtividade, ou seja, o ensino e o currículo são vistos como atividades planejadas para alcançar resultados e produtos determinados, reduzindo a prática profissional a soluções instrumentais de problemas.
Downloads
Referências
BRANDÃO, Carlos da Fonseca. Estrutura e funcionamento do ensino. São Paulo: Avercamp, 2004.
BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização. Caderno de apresentação – Brasília: MEC, SEB, 2015.
CRUZ, Beatriz Nates. Revista Co-Heritage Vol. 8, No 14 Janeiro-Junho, 2011, pp.209-229. Medellín, Colômbia (ISSN 1794-5887).
GATTI, Bernadete Angelina. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.
OLIVEIRA, Ramon de. A (dês) qualificação da educação profissional brasileiro. São Paulo: Cortez, 2003.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de Professores-Saberes da Docência e Identidade do Professor. Revista Faculdade de Educação. São Paulo, v. 22, n. 2, p. 72 – 89. Jul./dez, 1996.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. Ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
VIEIRA, Sofia Lerche. Política Educacional no Brasil: introdução Histórica/ Sofia Lerche Vieira e Isabel Maria Sabino de Farias. – Brasília: Plano Editora, 2003.