O ensino de Sociologia e a COVID-19: uma reflexão sobre a formação docente no programa de residência pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.53660/CLM-329-334Palavras-chave:
Ensino de Sociologia, Docência, Residência pedagógica, Ciências sociaisResumo
O artigo tem como objetivo apresentar alguns temas importantes para reflexão da formação docente no campo do ensino em Sociologia a partir das experiências vivenciadas no Programa de Residência Pedagógica. Essas reflexões permitem identificar elementos necessários na condução dos licenciandos em formação. Além disso, o referido trabalho também sugere alguns pontos de análise da formação no contexto das aulas remotas, que caracterizou o ensino no período pandêmico da COVID-19. Para atender aos objetivos propostos, fez-se necessário utilizar uma metodologia de abordagem qualitativa. Seguindo essa perspectiva, buscou-se coletar os dados por meio de conversas informais, de observações ao longo das aulas remotas e de entrevistas abertas, que em complementariedade possibilitaram enumerar os aspectos desenvolvidos ao longo do trabalho. Assim, chega-se a algumas reflexões que podem ser identificadas como resultados do estudo. Os cursos de formação docente precisam dar ênfase a inserção de tecnologias da educação na preparação dos licenciandos. Outra questão importante, é a necessidade de aspectos mais lúdicos no ensino das Ciências Socais com a ultização de recursos didáticos problematizadores da realidade social.
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. A Miséria do Mundo. Petrópolis/RJ: Vozes, 2007.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018, pp. 547-565 (Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas).
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o Ensino Médio: Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2006.
BRIDI, Maria Aparecida; ARAÚJO, Silvia Maria de; MOTIM, Benilde Lenzi. Ensinar e aprender Sociologia no ensino médio. São Paulo: Contexto, 2010.
CIGALES, M. P. Dicionário do Ensino de Sociologia. Maceió: Café com Sociologia, 2020.
GARCIA, Tania Cristina Meira. Ensino remoto emergencial: proposta de design para organização de aulas. Natal: UFRN, 2020.
HAYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de Didática Geral. São Paulo: Ática, 2011.
KOZINETS, Robert V. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014.
LEITE, Miriam Soares. Yves Chevallard e o conceito de transposição didática. In: Contribuições de Basil Bernstein e Yves Chevallard para a discussão do conhecimento escolar. Dissertação de Mestrado. PUC-Rio. Rio de Janeiro: Departamento de Educação, 2004, pp. 45-73.
MARTINS, Josenei. Didática e metodologia do ensino de sociologia. Indaial: UNIASSELVI, 2019.
MORAES, Amaury C. Curso de Especialização em ensino de Sociologia. Cuiabá: Central de Texto, 2013.
OLIVEIRA, Amurabi. Revistando a história do ensino da Sociologia na Educação Básica. Acta Scientiarum. Education, Maringá, v. 35, n. 2, pp. 179-189, jul.-dez., 2013.
OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 2010. OLIVEIRA, Sidnei de. O docente em tempo de COVID-19: o ensino remoto entre a dedicação exclusiva, a ociosidade e o trabalho alienante. Revista Santa Rita UNISAN, São Paulo, Ano 15, n. 32, pp. 17-26.
PERNAMBUCO. Secretaria de Educação. Parâmetros de formação docente – Ciências Humanas. Recife: SEE/PE, 2014.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A Universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2011.
SOUZA, Jordânia de Araújo. Residência Pedagógica. In: BRUNETTA, A. A.; BODART, C. N.; ZABALZA, Miguel A. O estágio e as práticas em contextos profissionais na formação universitária. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2014.
ZORZI, Analisa; KIELING, Francisco dos Santos. Metodologia do ensino em ciências sociais. Curitiba: InterSaberes, 2013.