Optimization on the after sales sector in a semi-ruck trailer company by the way of quality tools impant

Otimização do setor de pós-vendas de uma empresa fabricante de implementos rodoviários por meio da implantação das ferramentas da qualidade

Autores

  • Vilson Menegon Bristot UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Mateus Mateus Pirolla De Luca Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
  • Guilerme Bonassa Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
  • Leopoldo Pedro Guimarães Filho Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Resumo

A proposta do presente estudo consiste em apresentar conhecimentos que evidenciem a importância do setor de serviços para as organizações e clientes. O sucesso de uma instituição está diretamente ligado de como ela responde às mudanças e acompanha o desenvolvimento do mercado. Qualificar o processo atual de pós-vendas, fará com que os clientes identifiquem os valores que estão sendo agregados no produto, desde a origem do pedido, até a utilização do serviço de pós-vendas de uma empresa fabricante de implementos rodoviários. Neste contexto, o presente artigo tem metodologia exploratória-descritiva, de caráter quantitativo, com o objetivo de identificar as ocorrências registradas no setor de pós-vendas, propondo a aplicação das ferramentas de qualidade para solução da situação problema. O uso das ferramentas no pós-vendas, provoca mudanças culturais profundas nos diversos níveis da organização e se faz necessário que as pessoas estejam integradas e comprometidas com os objetivos, proporcionando a melhoria dos produtos, análise das solicitações de garantia e a melhora do atendimento aos clientes. Desta forma, pretende-se disponibilizar os conhecimentos pesquisados para que possam ser utilizados como métodos gerenciais, contribuindo para que as organizações sejam mais eficientes e competitivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR, Silvio. Integração das Ferramentas da Qualidade ao PDCA e ao Programa Seis Sigma. Belo Horizonte: Editora de Desenvolvimento Gerencial, 2012.

ANFIR. Disponível em: http://www.anfir.org.br/apoio.php?pagina=1#. Acesso em: 17 de outubro de 2017.

CAMPOS, Vicente Falconi. TQC - Controle da qualidade total (no estilo japonês). 9. ed. Minas Gerais: Falconi, 2014.

CARVALHO, Marly Monteiro de, PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da qualidade. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier: ABEPRO, 2012.

CHAVES, Neuza Maria Dias. Caderno de Campo das Equipes de Melhoria Contínua. Nova Lima, MG: INDG Tecnologia e Serviços Ltda, 2006.

CHRISTOPHER, M. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos: estratégia para redução de custos e a melhoria dos serviços. São Paulo: Pioneira, 2010.

COSTA, Arlindo. Metodologia Científica. Mafra: Nosde, 2006.

COUTO, Renato Camargos; PEDROSA, Tania M. Grillo. Hospital acreditação e gestão em saúde. 2.ed. rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

FITZSIMMONS, James A.; FITZSIMMONS, Mona J. Administração de serviços: operações, estratégia e tecnologia da informação. 4 ed. Porto Alegre: Bookman, 2014.

GASSENFERTH, Walter et al. Gestão de negócios e sustentabilidade. Rio de Janeiro: Brasport, 2015.

GEBAUER, H. Identifying service strategies in product manufacturing companies byexploring environment: strategy configurations. Industrial Marketing Management, v. 37, n. 3, p. 278-291, 2008.

GRÖNROOS, C. Service management and marketing: managing the moment of truth in service competition. New York: John Wiley & Sons, 2000.

INGLIS, P. F. O lucro está no pós-vendas. HSM Management, v. 32, n. 6, p.118-124, mai./jun. 2002.

ISHIKAWA, Kaoru. Controle de qualidade total: a maneira japonesa. Rio de Janeiro: Campus, 1993.

KUME, H. Métodos estatísticos para melhoria da qualidade. 11.ed. São Paulo: Gente, 1993.

LOBO, Renato Nogueirol; SILVA, Damião Limeira da. Gestão da qualidade: Diretrizes, Ferramentas, Métodos e Normatização. São Paulo: Érica, 2014.

LOUZADA, Dalton et al. Gerenciamento de projetos: Guia do profissional. Rio de Janeiro: Brasport, 2006.

MIGUEL, P. A. C. Qualidade: enfoques e ferramentas. São Paulo: Arttliber Editora, 2001.

MILAN, G. S.; RIBEIRO, J. L. D. A influência do departamento de pós-vendas na retenção de clientes: um estudo qualitativo em uma empresa de medicina de grupo. Gestão & Produção, v. 10, n. 2, p. 197-216, 2003.

MOREIRA, J. Marketing industrial. São Paulo: Atlas, 1989.

RAUEN, F.J. Roteiros de investigação científica. Tubarão: UNISUL, 2002.

RODRIGUES, Marcus Vinicius et al. Qualidade e acreditação em saúde. Rio de Janeiro: FGV, 2011.

SILINGOVSCHI, R. A gestão da qualidade” na administração e organização da unidade de informação 4 da rede de bibliotecas UNOESTE de presidente prudente. 2001. Monografia (Especialização) – Programa de Gerência de Unidades de Informação, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2001.

TOLEDO, José Carlos de et al. Qualidade: Gestão e métodos. Rio de Janeiro: Ltc, 2013.

UGHETTO, P. Figures du client, figures du prestataire. Sciences de la Société. v. 15, n. 56, p. 99-113, 2002.

VAVRA, T. G.; PRUDEN, D. R. Customer retention and the stages of service after sales. In: ZENKE, R.; WOODS, J. A. (Eds.). Best practice in costumer services. New York: American Marketing Association, 1998.

WHITELEY, R. C. Crescimento orientado para o cliente: cinco estratégias comprovadas para criar vantagem competitivas. Tradução Luiz Euclydes Trindade Frazão Filho. Rio de Janeiro: Campus, 1996.

Downloads

Publicado

2024-04-13

Edição

Seção

Articles