Escola Modelo Benedito Leite no início o século XX em São Luís - MA: conversando sobre método
DOI:
https://doi.org/10.53660/CLM-315-322Palavras-chave:
Palavras-chave: Palavras-chave: Método intuitivo de ensino; Educação escolar moderna; Escola Modelo Benedito Leite; Antonio Barbosa de Godóis.Resumo
No presente artigo apresenta-se resultados de pesquisa que teve como objetivo investigar o método de ensino introduzido pela Escola Modelo Benedito Leite, quando de sua implementação em São Luís do Maranhão no período de 1900 a 1911. Situa-se na dimensão História Cultural; domínio da História da Educação; campo temático métodos e práticas de ensino; abordagem qualitativa de tipo documental. Utiliza-se a pesquisa bibliográfica e documental. Na bibliográfica, tomou-se como principal referência o livro O mestre e a escola de Antonio Barbosa de Godóis (1910) e Souza (1998). Em relação à documental, examinamos correspondências da direção da Escola Modelo Benedito Leite para os governadores do Estado do Maranhão. Como resultados, verificamos que a Escola Modelo Benedito foi a instituição executora da introdução do método de ensino intuitivo no âmbito da educação pública em São Luís-Ma, mediada pelas ações de Antonio Barbosa de Godóis. Um processo de interações constitutivas de subjetividades coletivas que se concretizavam nas posturas e práticas construtoras do novo fazer pedagógico em cena.
Downloads
Referências
FRAGO, Antonio V. Culturas escolares, reformas e innovaciones: entre la tradición y el cambio. 2000. Mimeografado.
GIOLITTO, P. Histoire de l’enseignement primaireau XIX siècle: l’organization pédagogique. Paris: Nathan, 1983.
GODÓIS, Antonio Barbosa de. O mestre e a escola. São Luís: Imprensa Oficial, 1910.
MARANHÃO. Governo do Estado. Decreto nº 55, de 27 de junho de 1905. Regulamento da Escola Normal dos Institutos que lhe são jurisdicionados e da Escola Modelo “Benedicto Leite e Curso Annexo”. São Luis: Typ Frias, 1905.
SOUZA, Rosa de Fátima. Templos de civilização: a implantação da Escola Primária Graduada no Estado de São Paulo (1890-1910). São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 1998.
SOUZA, Rosa de Fátima. Os grupos escolares e a história do ensino primário na primeira república: questões para um debate. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 17, n. 34, p. 273-283, maio/ago. 2008.
VICENT, Guy; LAHIRE, Bernard; THIN, Daniel. Sobre a história e a teoria da forma escolar. Edu cação em Revista, Belo Horizonte, n. 33, p. 7-47, jun. 2001.