Escola Modelo Benedito Leite no início o século XX em São Luís - MA: conversando sobre método

Autores

  • Delcineide Segadilha Universidade Federal do Maranhão
  • Dandara Serrano Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.53660/CLM-315-322

Palavras-chave:

Palavras-chave: Palavras-chave: Método intuitivo de ensino; Educação escolar moderna; Escola Modelo Benedito Leite; Antonio Barbosa de Godóis.

Resumo

No presente artigo apresenta-se resultados de pesquisa que teve como objetivo investigar o método de ensino introduzido pela Escola Modelo Benedito Leite, quando de sua implementação em São Luís do Maranhão no período de 1900 a 1911. Situa-se na dimensão História Cultural; domínio da História da Educação; campo temático métodos e práticas de ensino; abordagem qualitativa de tipo documental. Utiliza-se a pesquisa bibliográfica e documental. Na bibliográfica, tomou-se como principal referência o livro O mestre e a escola de Antonio Barbosa de Godóis (1910) e Souza (1998). Em relação à documental, examinamos correspondências da direção da Escola Modelo Benedito Leite para os governadores do Estado do Maranhão. Como resultados, verificamos que a Escola Modelo Benedito foi a instituição executora da introdução do método de ensino intuitivo no âmbito da educação pública em São Luís-Ma, mediada pelas ações de Antonio Barbosa de Godóis. Um processo de interações constitutivas de subjetividades coletivas que se concretizavam nas posturas e práticas construtoras do novo fazer pedagógico em cena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dandara Serrano, Universidade Federal do Maranhão

Graduada em Pedagogia, Mestranda em Educação, Professora da rede particular de ensino. 

Referências

FRAGO, Antonio V. Culturas escolares, reformas e innovaciones: entre la tradición y el cambio. 2000. Mimeografado.

GIOLITTO, P. Histoire de l’enseignement primaireau XIX siècle: l’organization pédagogique. Paris: Nathan, 1983.

GODÓIS, Antonio Barbosa de. O mestre e a escola. São Luís: Imprensa Oficial, 1910.

MARANHÃO. Governo do Estado. Decreto nº 55, de 27 de junho de 1905. Regulamento da Escola Normal dos Institutos que lhe são jurisdicionados e da Escola Modelo “Benedicto Leite e Curso Annexo”. São Luis: Typ Frias, 1905.

SOUZA, Rosa de Fátima. Templos de civilização: a implantação da Escola Primária Graduada no Estado de São Paulo (1890-1910). São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 1998.

SOUZA, Rosa de Fátima. Os grupos escolares e a história do ensino primário na primeira república: questões para um debate. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 17, n. 34, p. 273-283, maio/ago. 2008.

VICENT, Guy; LAHIRE, Bernard; THIN, Daniel. Sobre a história e a teoria da forma escolar. Edu cação em Revista, Belo Horizonte, n. 33, p. 7-47, jun. 2001.

Publicado

2022-06-25

Como Citar

Segadilha, D., & Serrano, D. . (2022). Escola Modelo Benedito Leite no início o século XX em São Luís - MA: conversando sobre método. Concilium, 22(4), 695–708. https://doi.org/10.53660/CLM-315-322

Edição

Seção

Articles