Módulo para medidas de resistividade elétrica
DOI:
https://doi.org/10.53660/CLM-310-319Palavras-chave:
Aulas práticas, Eletrorresistividade, Geofísica, Módulo elétricoResumo
Com base em um experimento para sala de aula com os alunos de Engenharia de Petróleo e Gás de uma Instituição Federal, do Estado do Amazonas, com o propósito de tornar motivante e inovador o âmbito na classe, além de desenvolver práticas na disciplina de geofísica do petróleo, desenvolveu-se um módulo elétrico para medir a resistividade elétrica do solo utilizando os conhecimentos acerca da eletrorresistividade. Com a aplicação de aulas práticas e na coleta de dados quantitativos e qualitativos, observou-se que os alunos que recebem e participam de atividades práticas propostas ao longo do curso têm maior compreensão, melhoram sua desenvoltura e capacidade de percepção, e análise de situação-problema. Por conseguinte, tornam-se melhores profissionais, com domínio da teorioa e prática.
Downloads
Referências
AQUINO, W. F. (2000). Métodos Geofísicos Eletromagnéticos Aplicados ao Diagnóstico da Contaminação do Solo e das Águas Subterrâneas em Área de Infiltração de Resíduos Industriais. 121.
BIGGS, J., & TANG, C. (1999). Teaching for Quality Learning at University. Berkshire: Society for Research into Higher Education.
BIGGS, J., & TANG, C. (2011). Teaching for Quality Learning at University. Berkshire: Society for Research into Higher Education.
BRAGA, A. C. (2016). Geofísica Aplicada: Métodos Geoelétricos em Hidrogeologia. São Paulo: Ofina de Textos.
COMPIANI, M. (2006). Linguagem e percepção visual no ensino de Geociências. Pro-Posições.
GRANDINI, N. A., & GRANDINI, C. (2004). Os objetivos do laboratório didático na visão dos alunos do curso de Licenciatura em Física da UNESP-Bauru. Revista Brasileira de Ensino de Física.
KEAREY, P., BROOKS, M., & HILL, I. (2009). Geofísica de Exploração. São Paulo: Ofina de Textos.
LEITE, A., SILVA, P., & VAZ, A. (2005). A importância das aulas práticas para alunos jovens e adultos: Uma abordagem investigativa sobre a percepção dos alunos do PROEF II. Revista Ensaio.
MARQUES, A., ALVES, A., SILVA, A., MORAIS, L., GUIMARÃES, P., LIMA, J., . . . FRANCO, V. (2008). A importância de aulas práticas no ensino de química para melhor compreensão e abstração de conceitos químicos.
NUNES, J., & CABRAL, C. (2010). A prática pedagógica dos professores do ensino superior: Algumas considerações.
TELFORD, W. M., GERALDART, L. P., & SHERIFF, R. E. (1990). Applied Geopgysics. Cambridge: Cambridge University Press.