Environmental education and methodological tools in transversal mathematics teaching in a public school – Belford Roxo, RJ

Educação ambiental e as ferramentas metodológicas no ensino matemático transversal em uma escola pública – Belford Roxo, RJ

Autores

Resumo

The article addresses relevant environmental issues with the aim of developing methodological alternatives using environmental education as an aid to teaching and learning the subject of mathematics. To address the concepts of environmental education, four experiments were used, developed and applied in an educational project carried out in a basic education school unit of the government of the State of Rio de Janeiro, located in the Municipality of Belford Roxo. In experiment I, multidisciplinary activities were developed on the conscious consumption of electrical energy, which resulted in suggestions at personal, residential and school levels; In experiment II, after research and discussions about healthy eating, it was possible to highlight the students' food preferences; In experiment III, awareness of the final destination and reuse of waste tires was worked on; And, in experiment IV, the conscious use of water was evaluated, where the evolution of social responsibility was observed.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronaldo Paulucci de Assis, Universidade Passo Fundo, Brasil

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática-UPF; Docente da Universidade Iguaçu e da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro(SEEDUC-RJ); Mestre em Ciências do Meio Ambiente - Universidade Veiga de Almeida(2019), Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Iguaçu (2017); Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Castelo Branco (2001),Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática pela Universidade Federal Fluminense(2010) e Complementos da Matemática Superior pela Fundação Educacional de Duque de Caxias(2002). Bacharel em Teologia pela Faculdade Kurios (2013) . Foi aluno especial nas disciplinas: Por uma didática intercultural ? Como lidar com a diferença na escola no Programa de Mestrado em Educação no Cap -UERJ (2015); Práticas docentes e pesquisas em Educação Matemática, Ciências e Tecnologias do Programa de Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática na UNICSUL(2021); Teorias de Aprendizagem (2021), Tópicos Emergentes de Ciências e Tecnologias (2021) e Didática das Ciências e Matemática(2022) no PPGECM-UPF(2021/2022). Atualmente é professor no Departamento de Engenharia Civil da Universidade Iguaçu e Professor docente DOC I- SEEDUC/RJ , além de Pesquisador no Projeto Diretrizes Básicas para Previsão de Enchentes no Estado do Rio de Janeiro , pela Coordenadoria de Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais -COPRUA-CEPERJ. Tem experiência na área de Engenharia Civil ( Planejamento e orçamentação de obras; Perícia Judicial / Ambiental ; Autovistoria predial; Pontes; Drenagem Urbana e de Rodovias; Pavimentação e Terraplanagem ) e na área Matemática com ênfase em Educação Matemática, Metodologias Educacionais, Políticas Públicas e Educação Matemática Crítica.

Francisco Nordman Costa Santos, Universidade de Passo Fundo, Brasil

Sou licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI(2002) e bacharel em Administração pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2012). Possuo especializações em Gestão Escolar com Habilitação em Supervisão Escolar pela Faculdade Latino Americana de Educação e em Gestão Educacional: Espaços Escolares e Não Escolares pela Universidade Estadual do Piauí. Conclui o mestrado em Ensino de Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2020). Atualmente, estou cursando o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade de Passo Fundo - UPF e sou docente efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, campus Uruçuí.

Marcio André Santa Brigida Lima, Universidade de Passo Fundo, Brasil

GRADUADO EM MATEMÁTICA pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), ESPECIALISTA EM MATEMÁTICA DO ENSINO BÁSICO pela Universidade Federal do Pará (UFPA), ESPECIALIALISTA EM GESTÃO ESCOLAR pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL), MESTRE EM ENSINO DE MATEMÁTICA pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). MESTRE EM MATEMÁTICA (PROFMAT) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é professor de matemática do ensino fundamental e médio - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO (SEDUC-PA).

Adalgisa Maria de Oliveira, Instituto Federal do Piauí - IFPI, Brasil

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Piauí (2010). Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática e Matemática Financeira pela Faculdade Evangélica do Meio Norte - FAEME (2014). Mestrado profissional em matemática pelo PROFMAT - IFPI campus Floriano (2021). Doutorado Profissional em andamento em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de Passo Fundo - RS (2022). É professora do IFPI, Campus Corrente Piauí. Foi professora da rede estadual de ensino do Piauí (2010-2023). Atuou como orientadora de estudos (2015) do Curso de Aperfeiçoamento e Formação Continuada de Professores e Coordenadores Pedagógicos das Escolas Públicas Estaduais de Ensino Médio. Foi premiada no "Prêmio Professores do Brasil" - MEC(2017), etapa estadual, categoria de Ensino Médio. Foi coordenadora pedagógica do Ensino Médio no CEEP Antônio Gentil Dantas Sobrinho em Pimenteiras Piauí (2017 - 2019) e coordenadora Regional do Programa de Pro Alfabetização na Idade Certa - SEDUC PI (2021-2022). Foi professora substituta na Universidade Federal do Ceará (2022). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática nos campos de formação de professores e novas metodologias para o ensino da Matemática.

Wellington Marinho Pereira, Universidade Iguaçu, Brasil

Graduado em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, com especialização em Planejamento e Educação Ambiental - UCAM (Universidade Candido Mendes), Didática do Ensino Superior - UCAM (Universidade Candido Mendes) e MBA em Planejamento e Gestão Ambiental - UVA (Universidade Veiga de Almeida), atualmente é professor da Universidade Iguaçu ? UNIG, atuando na Facet (Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas), e na FaCJSA (Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas) em ambos departamentos com disciplinas ligadas as áreas de gestão, planejamento ambiental e supervisão de estágio. Atuando periodicamente como docente no ensino fundamental é médio na área de Geografia e em Pós-Graduação Lato Sensu da UNIG ligado a disciplinas na área ambiental, Mestre em Ciência da Educação pela Universidade America e mestre em Ciências do Meio Ambiente pela Universidade Veiga de Almeida.

Adriano Socorro de Souza Vaz, Universidade Passo Fundo, Brasil

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática com Habilitação em Física e desenho Geométrico pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP (2003) e Pós-graduação (Lato Sensu) em Metodologia do Ensino de Matemática pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão - IBPEX (2004) com Habilitação em Magistério Superior. Atualmente sou mestrando no curso de matemática e ciências da Universidade de Passo Fundo - UPF e também sou professor de matemática desde 2006 Nivél II - padrão 11 do Governo do Estado do Amapá, atuo no Ensino Fundamental e Médio . Também atuo no pré concurso "Aprovados".

Daniel de Carvalho Gomes , Universidade Passo Fundo, Brasil

Possui graduação em Licenciatura Plena em Computação pela Universidade Estadual do Piauí (2010), graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2013), Especialista em Ensino de Matemática no Ensino Médio pelo IFPI (2019), Mestre em Matemática pelo IFPI, programa PROFMAT-SBM/CAPES (2021). Tem experiência na área educacional em informática e matemática, com ênfase em: Tecnologias Educacionais, Jogos Digitais com conteúdo e ambiente de programação em blocos para a formação de Professores. Criador do Jogo Digital Matkey.

Referências

______. LEI 7973 de 2018. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a política estadual de educação ambiental, cria o programa estadual de educação ambiental e complementa a lei federal nº 9.795/99 no âmbito do estado do Rio de Janeiro. Disponível: https://gov-rj.jusbrasil.com.br/legislacao/581903509/lei-7973-18-rio-de-janeiro-rj

ASSIS, R. P. de, Educação Ambiental e as Ferramentas Metodológicas no Ensino Matemático Transversal em uma Escola Pública – Belford Roxo, RJ. Dissertação (Mestrado profissional em Ciências do Meio Ambiente)

Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil. p. 83. 2019

AZCARÁTE, Goded, M.d.P. ¿Qué matemáticas necesitamos para comprender el m undo actual?. Revista Investigación en la Escuela, 32, 77-85,1997.

AZCÁRATE, Goded, M.d.P. El conocimiento profesional didáctico-matemático en la formación inicial de los maestros: Una propuesta de intervención para su organización y su elaboración. Cádiz: Servicio de Publicaciones de la Universidad de Cádiz, 2001.

AZEVEDO, E. D. M. Apresentação do trabalho Montessoriano. In: Ver. de Educação & Matemática nº. 3 (pp. 26 - 27), 1979.

BARBOSA, F.E.; PONTES, M. M de.; CASTRO, J. A. B. de Utilização da Gamificação Aliada as Tecnologias Digitais no Ensino da Matemática: um Panorama de Pesquisas Brasileiras. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 1593–1611, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1593-1611.id905. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/421. Acesso em: 30 set. 2023.

BARBOSA, L., CALDERAN, A., SOUZA, C., & GUEDES, N. (2019). Conservação da biodiversidade: avaliação da percepção dos alunos do ensino médio. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 14(1), 362-376. Disponível em: periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2591

BRASIL. LEI 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 23 dez.1996. Seção 1, p.27833. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm

CALLEJO, M. L. e VILA, A. Matemáticas para aprender a pensar: El papel de las creencias en la resolución de problemas. Madri: Narcea, S.A. de Ediciones, 2004.

CANDAMIO, L.V.; NOVO, I.C.; GARCIA, M.T.G. A importância da Educação Ambiental nos determinantes do comportamento verde: uma abordagem de meta-análise. Elsevier - Journal of Cleaner Production, Amsterdã, v. 170, n. 1, p. 1565-1578, jan., 2018.

DIAS, L. S. M. Interdisciplinaridade: em tempo de diálogo. FAZENDA, I. C. A. (Coord.), Práticas interdisciplinares na escola. 10ª ed. Ed. Cortez, São Paulo, SP, 2005, 158p.

GINÉ, C.; DEULOFEU, J. Conocimientos y Creencias en torno a la Resolución de Problemas de Profesores y Estudiantes de Profesor de Matemáticas. Bolema, Rio Claro, v. 28, n. 48, p. 191-208, 2014. Disponível em: dx.doi.org/10.1590/1980-4415v28n48a10.

GONÇALVES, H. J. L.; PIRES, C. M. C. Educação Matemática na Educação Profissional de Nível Médio: análise sobre possibilidades de abordagens interdisciplinares. Bolema - Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 28, n. 48, p. 230-254, abr. 2014. Disponível em: dx.doi.org/10.1590/1980-4415v28n48a12.

POLYA, G. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método Matemático. Rio de Janeiro: Interciência, 1978

ROCHA, V. N. L. da; SOUZA, W.; SILVA, A. da; ANDRADE, J. C.; FIGUEIREDO, R. G. Diagnóstico e percepção ambiental de comunidades escolares rurais no entorno de unidades de conservação da Amazônia Brasileira. In: Editora Poisson. (Org.). Gestão Ambiental. 1ed. Belo Horizonte: Poisson, 2018, v. 3, p. 20-28.

SANTOS, C. S. G. dos; ANDRADE, F. C. B. de (Orgs.). Representações Sociais e formação do educador. Revelando interseções do discurso. João Pessoa: Ed. Universitária de UFPE, 2003.

SOUZA, W., & AGUIAR, R. (2018). Educação Ambiental em duas escolas localizadas no entorno da Reserva Biológica do Jaru – Amazônia Ocidental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 13(1), 172-191. Disponível em:

Downloads

Publicado

2023-10-12

Edição

Seção

Articles