The teaching of probability in the curriculum components science and mathematics of high school, using the dice game: BOZÓ

O ensino de probabilidade nas componentes curriculares ciências e matemática do ensino médio, utilizando o jogo de dados: BOZÓ

Autores

Palavras-chave:

Dice game, Probability, Gambling, Probability Calculation, BOZO Game

Resumo

This research is the result of a study that originated from a game with dice. In this way, we discuss a historical context about probabilities, we did a research about the origin of this theory as a science, obtaining results that ancient people already understood and dedicated their time to practice games of chance since 5000 BC, in addition, we also referred to research probability and the reflection in, seeking to establish a theoretical framework that helps us in the calculation of probabilities, enunciating some definitions and demonstrating some important theorems, as well as showing how the National Common Curricular Base (BNCC) guides what we teach our students in dealing with random phenomena and probability. As a final objective, we rescued the game “BOZÓ”, which is a dice game, very played in the Midwest region of the country, as well as bringing a subvariant, which further encourages the player to think and try to calculate the probability of his choice.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Maia Pinheiro, Colégio Federal Ten. Rêgo Barros

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2018), formando como destaque acadêmico. Participou como professor auxiliar do Programa de Iniciação Científica Júnior (2015-2017), trabalhando com alunos do três níveis de preparação. Possui mestrado em Matemática pelo Mestrado Profissional de Matemática em Rede Nacional (PROFMAT-2020). Possui ênfase em estudos relacionados as Olimpíadas de Matemática, metodologia de ensino de matemática por meio da Resolução de Problemas, bem como o uso das Técnicas de resoluções de itens e tem trabalhos apresentados com o foco no raciocínio lógico. 

Gustavo Nogueira Dias, Colégio Federal Ten. Rêgo Barros

Doutor em Humanidades e Artes com menção em Ciências da Educação (2017) pela Universidade Nacional de Rosário, UNR/Argentina; doutorado devidamente validado no Brasil junto à Universidade Católica de Petrópolis (RJ),título validado correspondente: Doutor em Ciências da Educação (2023). Mestre em Geofísica pela Universidade Federal do Pará, Belém (2011); Especialista em Gestão escolar pelo Centro Universitário do Pará (2008); Especialista em Matemática pela FAVENI (2022) Licenciado Pleno em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2001).Trabalhou em escolas particulares de 1991 até 2005. No presente é professor efetivo do ensino Básico Federal do Colégio Ten. Rêgo Barros, onde ingressou em 2005 e a partir de abril de 2017 exerce suas atividades como dedicação exclusiva até o presente momento.

Cássio Pinho Reis, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Bacharel em estatística formado pela Universidade Federal do Pará (2007), mestre em Estatística Aplicada e Biometria pela Universidade Federal de Viçosa (2013) e doutor em Biometria pela Universidade Estadual Paulista - Botucatu (2019). Atualmente é professor Adjunto A, nível 1, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Ministra as disciplinas de Estatística, Probabilidade e Estatística, Bioestatística, Experimentação Zootécnica e Estatística Experimental. Tem experiência na área de Estatística Experimental, Análise de Regressão e Correlação e de Estatística Espacial.

Anderson Portal Ferreira, Instituto Federal do Pará

Licenciado Pleno em Matemática pela Universidade do estado do Pará; Mestre em ensino de Matemática pela Universidade do Estado do Pará; Doutorando em Educação pela Universidade do Estado do Pará; Professor Efetivo do Instituto Federal do Pará - IFPA

Antonio Thiago Madeira Beirão, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui Doutorado (2018) e Mestrado (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialização em Física Contemporânea (2012), graduação em Bacharelado em Física (2018) e Licenciatura em Matemática (2010) todos pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Ademais, possui graduação em Licenciatura em Física (2009) pelo instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Tem experiência em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: (i) Transporte Eletrônico utilizando formalismo de Funções de Green fora do equilíbrio (NEGF) na presença de Férmions de Majorana; (ii) Transporte Eletrônico em alótropos 2D do carbono sob efeitos de hidrogenação e dopagem; (iii) Ensino de Física utilizando metodologias ativas e tecnologias digitais. Atualmente é professor Adjunto C da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA.

Katiane Pereira da Silva, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Naturais - Física pela Universidade do Estado do Pará (2006). Mestrado em Física pela Universidade Federal do Maranhão (2010). Doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2014) com Estágio de Doutorado (sandwich) pelo Institut de Cièncias de Materials de Barcelona (com investigação em Materiais semicondutores). Atualmente é Professora Adjunto na Universidade Federal Rural da Amazônia - Campus Belém.Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada na área experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: propriedades ópticas e estruturais de materiais, com uso principalmente das técnicas de Espectroscopia Raman e Espectroscopia no Infravermelho. Aplicação de altas pressões hidrostáticas em materiais orgânicos e inorgânicos, difração de Raios-X e método de refinamento Rietveld

Relinaldo Pinho de Oliveira, Universidade Santo Amaro

Possuo graduação em Ciências pela Universidade da Amazônia (1998) e graduação em Matemática pela Universidade da Amazônia (1999). Especialização em Educação Matemática pela Universidade Estadual do Pará (2001), Especialização em Metodologia do Ensino de Física, pelo Instituto Brasileiro de Pós-graduação e Extensão-IBEPEX (2006), Mestre em EM DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS - IEMCI/UFPA (2017) . Tendo como principais áreas de estudo a utilização de performances artísticas como alternativa no ensino de matemática, Etnomatemática, a Etnofísica , a Formação de Professores de Matemática e Ciências, a utilização das Tecnologias no ensino de Ciências e Matemática, a construção de Performances Matemáticas Musicais - PMM, bem como as Dificuldades de Aprendizagem da Matemática. Sou professor das disciplinas Cálculo I,II,II e IV, Física Geral I, II e III e Estatística na Universidade Santo Amaro ? UNISA, polo Belém, atuei como professor formador (Bolsista/CAPES) no Programa Nacional de Formação de Professores do Estado do Pará ? PARFOR/PA, pela Universidade Federal Rural da Amazônia- UFRA, no curso de Licenciatura em Computação, ministrando as disciplinas: Projeto Integrador Disciplinar II- PID II, Estágio Curricular Supervisionado I ? ESO I, Metodologia da educação a Distância. Sou professor das disciplinas Matemática, Cálculo I,II,II e IV, Física Geral I, II e III e Estatística na Universidade Paulista - UNIP, Belém. Trabalho com as disciplinas Matemática e Física no Ensino Fundamental e Médio à 15 anos. Atualmente pesquiso a utilização das Tecnologias aliada as Performances Ar titicas na Educação, mas especificamente a utilização da tecnologia móvel (aparelho celular), como facilitador no processo ensino-aprendizagem nas aulas de Matemática, através do auxilio metodológico proporcionado pela utilização das PMDS ? Performances Matemáticas Digitais e as Performances Matemáticas Musicais Digitais as PMMDs, bem como utilização das redes sócias (Facebook) no ensino de Ciências e Matemática.

Washington Luiz Pedrosa da Silva Junior, Colégio Federal Tenente Rêgo Barros

Mestrando do Programa de Pós - Graduação em Educação, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas/2022 - PPGED pela Universidade do Estado do Pará - UEPA, Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA , Graduação em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Santo Amaro - UNISA. Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira pela Universidade Estácio de Sá. Especialista em Fundamentos da Matemática Elementar, Gestão Educacional e Docência do Ensino Básico e Superior, Matemática Financeira e Estatística, Educação do Campo, Didática e Metodologias Ativas de Aprendizagem, Antropologia Brasileira e Educação a Distância 4.0. Professor, Magistério Matemática do Colégio Federal Tenente Rêgo Barros.

Afonso Costa da Silva Filho, Colégio Federal Ten. Rêgo Barros

Especializado em Metodologia de Ensino de Matemática e Física pelo Grupo Eduacional UNINTER (2018), Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (2014). Área de interesse: Formação de professores, História da Matemática e Etnomatemática. Atuou como bolsista de iniciação à docência PIBID-IFPA /CAPES (2012 - 2014) desenvolvendo ações de intervenção didática em escolas públicas, do Estado do Pará, parceiras ao projeto. No momento, atua como professor da rede privada de ensino, em turmas dos Ensino Fundamental e Ensino Médio. 

Wagner Davy Lucas Barreto, Colégio Federal Tenente Rêgo Barros

Possui graduação em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal do Pará (2009), e em ciências pela Universidade Estadual do Maranhão (2008). Especialista em Didática da Matemática pela UFPA, Mestrado em Matemática em Rede Nacional Pela Universidade Federal do Pará (2020). Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté (2012). Atualmente é professor instrutor do Comando da Aeronáutica no Colégio Tenente Regô Barros CTRB e professor adjunto da Faculdade Pan Amazônica FAPAN. Tem experiência em preparação para Olimpíadas de Matemática, tem experiência no ensino fundamental, médio e superior nas modalidades presencial e a distância.

José Carlos Barros de Souza Júnior, Colégio Federal Ten. Rêgo Barros, Brasil

Mestrando em Educação Matemática - Universidade do Estado do Pará (UEPA). Especialista em Matemática no Ensino Básico - Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA). Graduado em Licenciatura Plena em Matemática - Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atualmente é Professor de Matemática no Ensino Fundamental e Médio - Colégio Tenente Rêgo Barros (CTRB).

Gilberto Emanoel Reis Vogado, Universidade do Estado do Pará

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade da Amazônia (1991), mestrado em Geofísica pela Universidade Federal do Pará (2005) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014). Atualmente é professor assistente IV da Universidade do Estado do Pará, coordenador do curso de Especialização de Fundamentos de Matemática Elementar e professor - Primeiro Comando Aéreo Regional. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, ensino de matemática, banca de correção e modelagem matemática. 

Victor Hugo Chacon Britto, Colégio Federal Ten. Rêgo Barros, Brasil

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2003), Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2013) e Doutorado em Educação Matemática pela UFPA (2019). Atualmente é professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Tenente Rêgo Barros. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: didática matemática, ensino, matemática e avaliação.

Referências

ABE. T. S. A matemática do jogo bozó. Anais do III Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática. Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CALABRIA, A. R. CAVALARI, M. F. Um passeio histórico pelo início da Teoria das Probabilidades. X Seminário Nacional de História da Matemática. Sociedade Brasileira de História da Matemática. Paraná – PR. 2013.

CRUSIUS, C.A. Incerteza e o acaso no mundo antigo. Cadernos de Matemática e Estatística. Porto Alegre – RS. 1991.

FREITAS FILHO, A. B. d. Probabilidade: uma proposta à luz da BNCC. Dissertação - Curso de Mestrado Profissional Em Matemática Em Rede Nacional, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2020.

GAMA, M.A. Probabilidade: Uma abordagem mais próxima do cotidiano. Dissertação de Mestrado em Matemática – PROFMAT. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro – RJ. 2018.

GIACOMONI, M. P. PEREIRA, N. M. Jogos e ensino de história. Jogos e ensino de Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2018.

MELO, E. W. S. de. História da probabilidade e o conhecimento de futuros professores de Matemática. Trabalho de Conclusão de Curso) – Universidade Federal de Pernambuco, CAA, Licenciatura em Matemática. 2017.

PIANO, D. L., TOILLIER, J.S. A Matemática do jogo Bozó. Universidade Estadual do Oeste do Paraná. 2011. Disponível em: https://projetos.unioeste.br/cursos/cascavel/matematica/xxivsam/artigos/46.pdf.

VASCONCELOS, V. B. et al. Um percurso pela história da probabilidade. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática. Fortaleza – CE. 2022. e-ISSN: 2447-8504 DOI: 10.30938/bocehm.v9i26.7990.

VIALI, L. Algumas considerações sobre a origem da Teoria das Probabilidades. Revista Brasileira de História da Matemática. n. 16, v. 8, p. 143-153. Out. 2008

VIANA, A. A. R. Utilização de jogos e aplicativos para introdução do conceito de probabilidade no ensino médio. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Programa de Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT), Recife, 2022.

VIEIRA FILHO, A. dos S. Probabilidades e suas aplicações. Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT. Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Rondônia – RO. 2020.

Downloads

Publicado

2023-09-09

Edição

Seção

Articles