Digital competence formation of the citizen for the creation in the digital world using programming

Formação de competência digital do cidadão para a criação no mundo digital usando programação

Autores

Palavras-chave:

Digital competence, Programming learning, Strategies

Resumo

This article presents the issue of digital competence for the population as a whole with a view to benefiting people, companies and the country. The European Community's DigComp proposal is described, which establishes a set of necessary skills to be acquired by the population. Among these skills is the ability to develop programs using some programming language. The situation in Brazil in terms of digital competence in this regard is analyzed for the population as a whole and in the case of young people aged 9 to 17, based on surveys by CETIC.br. MEC's recommendations are then presented to train elementary, middle and higher level students in programming language and strategies and difficulties to teach/learn a programming language are discussed. A qualitative research presents a sample of the population that experienced the learning of a programming language for the first time, pointing out the difficulties and alternatives used in terms of support. From this research and from previous studies, a range of strategies and resources to support digital training can be derived.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liane Margarida Rockenbach Tarouco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Mestre em Ciências da Computação pela UFRGS e Doutora em Engenharia Elétrica/Sistema Digitais pela Universidade de São Paulo. Professora da UFRGS. Atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação onde exerceu de 2017 a 2020 a função de Coordenadora. Desenvolve pesquisa em mundos virtuais imersivos, aprendizagem experiencial, metodologias ativas e mobile learning. Em 2021, recebeu o prêmio Internet Hall of Fame da Internet Society. Autora de mais de 300 artigos publicados em periódicos e eventos, nacionais e internacionais.

Patrícia Fernanda da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Ciências Exatas com habilitação integrada em Matemática, Física e Química; Mestre em Ensino de Ciências Exatas; Doutora e Pós-Doutora em Informática na Educação na UFRGS. Professora adjunta no Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação (Faced) e permanente no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) da UFRGS. Desenvolve pesquisas sobre a eficácia do uso de ambientes virtuais, laboratórios reais e virtuais para auxiliar na construção de conhecimentos nas disciplinas de Ciências e Matemática na Educação Básica.

Teresinha Letícia da Silva, Universidade Federal do Santa Maria

Graduada em  Informática pela URI, Especialização em Ciência da Computação pela UFSC e Mestre em Ciência da Computação pela UFSC. Doutoranda em Informática na Educação pela UFRGS. Professora da Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Frederico Westphalen. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: ensino de algoritmos e programação, desenvolvimento de sistemas web e mobile, informática na educação, realidade virtual e aumentada e recuperação de informações.

Kajiana Nuernberg Sartor Vidotto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) pela UFRGS, Porto Alegre - RS; Bolsista PROEX CAPES e colaboradora no projeto AVAECIM; Mestra no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC) pela UFSC, Araranguá - SC; Especialista em Tecnologias aplicadas à Educação pela Faculdade BAGOZZI - Curitiba - PR; Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL - Tubarão - SC. Área de interesse: Informática, Pensamento Computacional, Introdução a Programação, Programação e Games, Games na Educação, Realidade Aumentada na Educação, Robótica Educacional e Educação à Distância

Referências

AGUIAR, Eliane Vigneron Barreto. Aprimoramento das habilidades cognitivas de resolução de problemas com o apoio de um agente conversacional. Tese Doutorado. Pós-graduação Informática na Educação. UFRGS, 2011. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/49336

AMARAL, Érico Marcelo Hoff do. Processo de ensino e aprendizagem de algoritmos integrando ambientes imersivos e o paradigma de blocos de programação visual. Tese Doutorado. Pós-graduação Informática na Educação. UFRGS, 2015. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/131053

AUSUBEL, David P. Educational Psychology: A cognitive view. Second edition. Holt Rinehard and Winston, 1987.

BARCELOS, Thiago Schumacher; SILVEIRA, Ismar Frango. Pensamento computacional e educação matemática: Relações para o ensino de computação na educação básica. In: XX Workshop sobre Educação em Computação, Curitiba. Anais do XXXII CSBC. sn, 2012.

BENNEDSEN, J.; CASPERSEN, M.E, M. E. Failure rates in introductory programming. ACM SIGCSE Bull., vol. 39, no. 2, p. 32-36, 2007.

BENNEDSEN, J.; CASPERSEN, M.E. Failure rates in introductory programming: 12 years later. ACM Inroads 10, no. 2, p. 30-36, 2019.

BOSSE, Y.; GEROSA, M.. Reprovações e Trancamentos nas Disciplinas de Introdução à Programação da Universidade de São Paulo: Um Estudo Preliminar. p. 426-435, doi: 10.5753/wei.2015.10259, 2015.

BRASIL. Diretrizes Gerais do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI. Ministério da Educação, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/diretrizesreuni.pdf

BRASIL. Sistema Nacional para a Transformação Digital. Decreto Nº 9.319, DE 21 DE MARÇO DE 2018. Presidência da República - Secretaria- Geral, 2018a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/decreto/D9319.htm

BRASIL. Diretrizes Nacionais Curriculares - Cursos de Graduação. Ministério da Educação, 2018b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12991

BRASIL. Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à BNCC. Ministério da Educação, 2022. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/fevereiro-2022-pdf/236791-anexo-ao-parecer-cneceb-n-2-2022-bncc-computacao/file

CIGA. Brasil fica em 2º no ranking de países com mais serviços públicos digitais. Consórcio de Inovação na Gestão Pública. 2022. Disponível em: https://consorciociga.gov.br/brasil-fica-em-2o-no-ranking-de-paises-com-mais-servicos-publicos-digitais/

Comitê Gestor da Internet no Brasil. Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos domicílios brasileiros - TIC Domicílios 2022. [Tabela], 2022a. Disponível em: https://www.cetic.br/pt/tics/domicilios/2022/individuos/I1/

Comitê Gestor da Internet no Brasil. Pesquisa sobre o uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil: TIC Kids Online Brasil 2022. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. D3 - Crianças e adolescentes, por habilidades para o uso da internet. [Tabela], 2022b. Disponível em: https://www.cetic.br/pt/tics/kidsonline/2022/criancas/D3/

COMISSÃO EUROPEIA. Proposta de recomendação do Conselho sobre as competências essenciais para a aprendizagem ao longo da vida. 2018. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/EN/TXT/PDF/?uri=CELEX:32018H0604(01)&from=LT

CS. Computer Science Curricula 2013: Curriculum Guidelines for Undergraduate Degree Programs in Computer Science. ACM New York, NY, USA, (978-1-4503-2309-3). 2013. Disponível em: http://www.acm.org/education/CS2013-final-report.pdf

DEWEY, John. Experiência e educação. São Paulo : Ed. Nacional, 1971.

FARIA, Eliézer Marques; DE LIMA, Vívian Cirino. Aprendizagem de Algoritmos – Dificuldades e soluções. IV Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino (EDIPE), Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2011. Disponível em: http://cepedgoias.com.br/edipe/ivedipe/pdfs/matematica/poster/195-424-4-SM.pdf

GOMES, A.; AREIAS, C.; HENRIQUES, J.; MENDES, A. J. Aprendizagem de programação de computadores: dificuldades e ferramentas de suporte. Revista Portuguesa De Pedagogia, (42-2), p. 161-179, doi: https://doi.org/10.14195/1647-8614_42-2_9, 2008.

JUNIOR, M.; ISOTANI, S.; RODRIGUES, L. Análise do efeito de dicas especializadas de tutoria no ensino de introdução à programação. Anais dos Trabalhos de Conclusão de Curso. Pós-Graduação em Computação Aplicada à Educação Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. Universidade de São Paulo. 2020. Disponível em: https://especializacao.icmc.usp.br/documentos/tcc/mauricio_junior.pdf

KHOURI, C. M. B.; SANTOS, G. N. dos; BARBOSA, M. S. S.. Mapeamento Sistemático em Metodologias de Ensino-aprendizagem de Programação. Revista De Ciência Da Computação, 2(1), 13-27, doi: https://doi.org/10.22481/recic.v2i1.6669, 2020.

KOORSSE, M.; CILLIERS, C.; CALITZ, A. Programming assistance tools to support the learning of IT programming in South African secondary schools. Computers & Education, 82, 162–178, 2015.

LUCAS, M.; MOREIRA, A.; TRINDADE, A. R. DigComp 2.2: Quadro europeu de competência digital para cidadãos com exemplos de conhecimentos, capacidades e atitudes. UA Editora, doi: https://doi.org/10.48528/4w7y-j586, 2022.

LUCAS, M.; MOREIRA, A. DigComp 2.1: Quadro europeu de competência digital para cidadãos: com oito níveis de proficiência e exemplos de uso. Aveiro: UA. 2017. Disponível em: https://www.erte.dge.mec.pt/sites/default/files/Recursos/Estudos/digcomp2.1_0.pdf

MARGULIEUX, Lauren E.; CATRAMBONE, Richard. Scaffolding problem solving with learners’ own self explanations of subgoals. Journal of Computing in Higher Education, v. 33, p. 499-523, doi: https://doi.org/10.1007/s12528-021-09275-1, 2021.

MARJI, Majed. Aprenda a programar com Scratch: uma introdução visual à programação com jogos, arte, ciência e matemática. Novatec Editora, 2014.

MEDEIROS, R. P.; RAMALHO, G. L. AND FALCÃO,T. P. A Systematic Literature Review on Teaching and Learning Introductory Programming in Higher Education. IEEE Transactions on Education, vol. 62, no. 2, p. 77-90, 2019.

NETS. National Educational Technology Standards for Students. Second Edition. NETS Project, International Society For Technology In Education (ISTE), 2007.

OECD. Going Digital in Brazil. OECD Reviews of Digital Transformation, OECD Publishing, Paris, doi: https://doi.org/10.1787/e9bf7f8a-en, 2020,

PASQUAL, A. P. JÚNIOR. Pensamento Computacional e Tecnologias: reflexões sobre a educação no século XXI. Caxias do Sul: EDUCS, 2020.

PRENSK; Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. From On the Horizon (MCB University Press, Vol. 9 No. 5, 2001.

SANTOS, Renato; DE MENEZES, Crediné. Ambiente para aprendizagem de programação com apoio dialogado por assistentes inteligentes. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2019. Disponível em: http://milanesa.ime.usp.br/rbie/index.php/sbie/article/view/8884

SILVA, Patrícia Fernanda da. O Uso das Tecnologias Digitais com Crianças de 7 meses a 7 anos. 232 f. Tese (Doutorado), Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS. 2017. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/168851. Acesso em: 10 abr. 2023.

SOBRAL, S., Strategies on Teaching Introducing to Programming in Higher Education. Advances in Intelligent Systems and Computing, 1367 AISC, pp. 133-150, 2021.

SWELLER, John. Why inquiry-based approaches harm students’ learning. The Centre for Independent Studies Analysis Paper, v. 24, p. 1-10, 2021.

TABAK, I.; REISER, B. Scaffolding. In R. Sawyer (Ed.), The Cambridge Handbook of the Learning Sciences (Cambridge Handbooks in Psychology, (pp. 53-71), doi:10.1017/9781108888295.005, 2022.

TEIXEIRA, Adriano Canabarro; GIARETTA, Milene; FOLLE, Daiane. Lugar de programação de computadores é na Escola. Informática na Educação - Série de livros-texto da CEIE-SBC, 2023, Disponível em: https://ieducacao.ceie-br.org/programacao-na-escola/. Acesso em: 29/06/2023.

UNCTAD. Digital Economy Report 2019 das Nações Unidas 2019. UNITED NATIONS CONFERENCE ON TRADE AND DEVELOPMENT. 2019. Disponível em: https://unctad.org/system/files/official-document/der2019_en.pdf

UNESCO. ICT in Primary Education, Analytical Survey – Exploring the origins, settings and initiatives. Vol 1 – United Nations Educational Scientific and Cultural Organization, 2012. Disponível em: http://iite.unesco.org/pics/publications/en/files/3214707.pdf

VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

WATSON, C.; LI, F. W. B. Failure rates in introductory programming revisited. Proc. Conf. Innov. Technol. Comput. Sci. Educ., pp. 39-44, 2014.

WILEY II, David Arnim. Learning object design and sequencing theory. Tese de Doutorado. Brigham Young University. 2000.

WING, J. M. Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33–35, 2006.

ZHENG, L.; ZHEN, Y.; NIU, J. ET AL.. An exploratory study on fade-in versus fade-out scaffolding for novice programmers in online collaborative programming settings. J Comput High Educ 34, p. 489–516, doi: https://doi.org/10.1007/s12528-021-09307-w, 2022.

Downloads

Publicado

2023-07-14

Edição

Seção

Articles