The nuances of art teaching: transversal themes and interdisciplinarity

Os matizes do ensino de arte: temas transversais e interdisciplinaridade

Autores

Palavras-chave:

Art Teaching, Teacher training, Cross-cutting themes, Interdisciplinarity, Education.

Resumo

The article problematizes the relationship between art teacher education and cross-cutting themes and their implication in professional practice. It aims to clarify concepts and crossings, seeking to explain how to use these approaches without, however, extrapolating other disciplinary fields. For this, it brings some considerations about the History of education, the official curricula and the practical application of it. It presents the relations of the practice of teaching Art in events that take place on the school floor, which led to questioning how Art fits into these events, what is its function. Theoretically, it is based on: Barbosa, Tourinho, Coutinho, Richter, who present concerns in art teaching in contemporary Brazil; Buoro, Ferraz and Fusari, who bring their experiences at school, explaining reality and prejudices; Lowenfeld, the importance of teaching art to children; federal and state legislation on education and the Arts. The methodology adopted was bibliographical and documentary research, of a qualitative nature. The results pointed to the need for a better definition of the disciplinary fields as well as curriculum updating.

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Biografia do Autor

Walter Rodrigues Marques, SEDUC-MA

Mestre em Educação: Gestão de Ensino da Educação Básica pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica, da Universidade Federal do Maranhão (PPGEEB/UFMA). Graduação em Psicologia pela Faculdade Pitágoras São Luís. Graduação em Educação Artística (Artes Visuais) pela UFMA. Graduando em Ciências Sociais pela UFMA. Graduando em Física Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Professor de Arte na SEDUC-MA (Secretaria de Estado da Educação do Maranhão). Participa do GIPEAB (Grupo de Pesquisa Investigações Pedagógicas de Estudos Afro-brasileiros) e, do GEPACE (Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Cultura e Educação). Desenvolve pesquisas no campo da arte, Educação antirracista, Educação em museu, pensamento decolonial, psicologia e sociologia da Educação, tendo a escola como lócus de investigação.

Maira Teresa Gonçalves Rocha, UFMA

Professora Adjunto do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Graduada em Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas (UFMA). Especialista em Metodologia do Ensino Superior (UFMA). Mestra em Educação (UFMA). Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Vinculada a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PROEC/UFMA, sendo Coordenadora de Memórias e Exposições/Memorial Cristo Rei. Coordenadora de Estágio do Curso de Licenciatura em Artes Visuais. Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Arte, Educação e Estéticas Tecnológicas (GEPAEET). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica - PPGEEB (Mestrado Profissional) Área de estudo: "Arte e formação de professores para o Ensino de Arte". Autora do livro "A Arte/Educação e as Dimensões Simbólicas do Imaginário para a Inclusão Social" - EDUFMA

Herbia Araujo Soares , UFMA

Mestranda em GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PPGEEB), pela Universidade Federal do Maranhão. Graduada em Educação Artística com habilitação em Artes Visuais, pela Universidade Federal do Maranhão (2013) e em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2020). Especialista em Docência do Ensino Superior ; Gestão e Supervisão Escolar pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano- IESF e Arte, Mídia e Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) . EspecialIsta em Psicologia da Educação pela Universidade estadual do Maranhão (UEMA). Professora da Secretaria de Educação do Estado do Maranhão. Conselheira consultiva de Artes Visuais da Associação Maranhense de Arte Educadores.

Bruna Monique Cunha Rodrigues , Universidade Federal do Maranhão

Mestranda em Gestão de Ensino da Educação Básica pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Graduada em Pedagogia (UFMA). Especialista em Gestão e Supervisão Escolar (CAPEM). Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Coordenadora Pedagógica da rede privada. Estudiosa da área de Arte-Educação e manifestações culturais afro-maranhenses.

Rafaela dos Santos Silva, UFMA

Possui graduação nos CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO ARTÍSTICA e PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Maranhão. É Especialista em Educação Especial e Práticas Inclusivas pela Faculdade Santa Fé e em Metodologias do Ensino Superior pela UFMA. Atua como docente do Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano, na disciplina Arte, na Rede Pública Municipal de São Luís. Atualmente é discente no Programa de Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES). Os campos de pesquisas são o Ensino da Arte, Formação de Professores e Arte Urbana/ Arte Contemporânea.

Celso Ulisses Costa Campos, UFMA

Mestrando em Gestão de Ensino da Educação Básica pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Especialista em Educação Musical pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo - IESM. Especialista em Arte e Educação e Educação Especial inclusiva pela UNIASSELVI. Graduado na Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e Códigos com Habilitação em Música da Universidade Federal do Maranhão - Campus São Bernardo. Pesquisador/bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID (2013 - 2014). Professor de Arte no Centro Educa Mais Professora Margarida Pires Leal - SEDUC - MA (2022 - 03/2023) e no Centro Educa Mais Professor Luiz Alves Ferreira (2023-Atual). Oficineiro de Música da Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMCAS (2016-2021). Professor de Musicalização da Faculdade Santa Fé (2019-2020). Professor de Música do Colégio Brasileiro de Estudos Avançados - CBEA (2018 - 2022). Professor de Música da Escola Psiquê (2021 - 2022). Tutor a Distância do Curso de Licenciatura em Música, promovido pela Universidade Estadual do Maranhão por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação - UEMAnet (2018-atual). Podendo lecionar no Ensino Fundamental II nas áreas de Língua Portuguesa, Artes Visuais, Língua Espanhola, Música e Habilitação para lecionar Música no Ensino Médio. Atua principalmente nos seguintes temas: Ensino de Arte/Música na Educação Básica, Musicalização Infantil, Música e Tecnologia, Cultura Popular, Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais (Flauta Doce e Violão Iniciante) e Tecnologias Digitais

Paulo César Alves de Carvalho, Universidade Federal do Maranhão

Mestrando em Gestão de Ensino da Educação Básica pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Possui graduação em Licenciatura em Educação Artística e Plástica pela Universidade Federal do Maranhão (1985). Atualmente é professor auxiliar do Deparpartamento de Artes da Universidade Federal do Maranhão. Especialista em História do Maranhão (2004) onde apresentou trabalho monográfico: "Cultura Azulejar no Maranhão". Foi estagiário e bolsista do MinC-Brasil, com Programa de Bolsas Virtuose no Museu Nacional do Azulejo (Lisboa-Portugal, 1998/99) em Consevação de Azulejos de Fachada, restaurando sob orientção técnica do mesmo Museu diversas peças e painéis de seu acervo, dentre elas, uma Figura de Convite (raro tipo feminino) do século XVIII. De volta ao Brasil realizou cursos de Formação em capacitação de Conservação e Restauração de Azulejos, para os mesmos cursos elaborou material didático ilustrado com sua equipe de professores. Realizou cursos e oficinas de extensão em Ceramica-Azulejar. Esboçou Projeto para Criação do Museu do Azulejo no Maranhão para a Universidade Federal do Maranhão em 2003.

Referências

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Publicado

2023-06-29

Edição

Seção

Articles