O cuidado como ética e a ética do cuidado a partir de uma situação de recusa alimentar do bebê na creche

Autores

  • Núbia Aparecida Schaper Santos Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ilka Schapper Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Vanessa Almeida Stigert Universidade Federal de Juiz de Fora.

Palavras-chave:

Bêbes, Creche, Cuidado

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discutir a creche como espaço importante para a constituição psíquica do bebê e problematizar o cuidado como ética a partir de um estudo de caso que envolve a recusa alimentar de um bebê de 14 meses no período de inserção na instituição. Trata-se de um bebê com histórico de recusa alimentar. Os dados apresentados foram produzidos durante sessão reflexiva realizada para professoras de uma creche conveniada do município de Juiz de Fora/MG, durante o segundo semestre do ano de 2019 e que tinha como principal objetivo problematizar as relações de poder e cuidado entre professoras e bebês na referida instituição. A partir do caso, pretendemos problematizar a creche como um espaço coletivo, que precisa se voltar para as particularidades de cada bebê, na sua constituição psíquica, incluindo nessa discussão o risco e o sofrimento psíquico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COUVERT, Marie. A clínica pulsional do bebê. São Paulo: Instituto Langage, 2020.

CRESPIN, Graciela C. A emergência do sujeito no berçário institucional. In: BUSNEL, Marie – Claire e Melgaço, Rosely Gazire, Org(s.). O bebê e as palavras: uma visão transdisciplinar sobre o bebê. 1. Ed. – São Paulo: Instituto Langage, 2013 – p.74-83.

CRESPIN, G & PARLATO OLIVEIRA, E. Projeto PREAUT. In: JERUSALINSKY, Alfredo (org). Dossiê Autismo. São Paulo: Instituto Langage, 2015.

CRESPIN, Graciela. À escuta de crianças na Educação Infantil. São Paulo: Instituto Langage, 2016.

KUPFER, M.C.M & BRANDÃO. A construção do laço educador-bebê a partir da Metodologia IRDI. IN: Revista de Psicologia da USP, vol. 25, n.3, pp. 276-283, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pusp/v25n3/0103-6564-pusp-25-03-0276.pdf. Acesso em: 22 ago. 2017.

LAZNIK, M. C. Poderíamos pensar em uma prevenção da síndrome autística? In D. B. Wanderley (Org.) A voz da sereia: o autismo e os impasses na constituição do sujeito. Salvador, BA: Ágalma, 2004.

LAZNIK, Marie-Christine. A voz da sereia: o autismo e os impasses na constituição do sujeito. Salvador: Ágalma, 2004.

SANTOS, Núbia A. S., ARAÚJO, Viviam C. D., & REZENDE, Wagner S. (2018). Identidade, docência e formação de professoras que atuam em creches: um diálogo com a pesquisa. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 15(3), 29–41. Recuperado de https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2451

SCHAPPER, Ilka. No meio do caminho, o bebê. IN: JERUSALINSKY, Alfredo &

BENTATA, Hervé (org). Dos primórdios à adolescência: desafios e perspectivas.

São Paulo: Instituto Langage, 2020.

Publicado

2022-02-15

Como Citar

Santos, N. A. S., Schapper, I. ., & Stigert, V. A. (2022). O cuidado como ética e a ética do cuidado a partir de uma situação de recusa alimentar do bebê na creche. Concilium, 22(1), 341–348. Recuperado de https://clium.org/index.php/edicoes/article/view/146

Edição

Seção

Articles