Interdisciplinaridade e processos de ensino e aprendizagem: experiências formativas de docentes que lecionam matemática

Autores

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Matemática, Ensino e aprendizagem, Docentes

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de compreender como a formação acadêmica inicial tem contribuído para a realização de práticas interdisciplinares nos processos de ensino e aprendizagem da matemática. Para tanto buscamos analisar a dialética existente sobre o conceito de interdisciplinaridade em conjunto com outras disciplinaridades, nos fundamentando em teóricos como Pombo (2004), Fazenda (2008) e outros. Metodologicamente, o estudo se assenta com mais ênfase na abordagem qualitativa, e seu delineamento se deu com uma revisão de literatura, com a identificação dos sujeitos e a aplicação de questionários semiestruturados. Os resultados encontrados apontam para uma polissemia referente ao conceito de interdisciplinaridade, e que embora as práticas interdiciplinares no âmbito da formação inicial se mostrem significativa, percebemos que ainda há uma necessidade de se ampliar o trabalho com estas práticas no ensino superior. A aproximação com os professores revelou o reconhecimento da interdisciplinaridade como uma importante referência para pôr em prática os saberes matemáticos relacionando-os com outras áreas do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matias Neto Alves Ferreira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab)

Mestre em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS/Unilab)

Antônio Roberto Xavier, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab)

Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Maria José Costa dos Santos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes e bases da educação nacional - LDB. Diário Oficial da União. Brasília, 23 dez. 1996.

BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação - DCN. Brasília, 2013.

BRASIL, Ministério da Educação. Censo escolar da educação básica - 2016: notas estatísticas. Brasília: INEP, 2017.

CARLOS, Jairo Gonçalves. Interdisciplinaridade no ensino médio: desafios e potencialidades. 2007. 172 f. Dissertação. Mestrado em Ensino de Ciências, Universidade de Brasília, Brasília, 2007.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 4. ed. Campinas: Papirus, 1994.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. O Que é interdisciplinaridade?. 202 p. São Paulo: Cortez, 2008.

GARRUTTI, Érica Aparecida; SANTOS, Simone Regina dos. A interdisciplinaridade como forma de superar a fragmentação do conhecimento. Revista RIC - FFC, [s/l.], v. 4, n. 2, 26 nov, p.187-197, 2014.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GUSDORF, Georges. Reflexions sur l‟interdisciplinarité. Bulletin de Psychologie, XLIII, 397, p. 847-868, 1990.

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. (Coleção temas sociais). Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

POMBO, Olga. Interdisciplinaridade: ambições e limites. Lisboa: Relógio d'Água, 2004.

PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro. Ciência da informação: desdobramentos disciplinares, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. São Paulo: UFF, 2006.

TAVARES, Maria Augusta. Os fios (in)visíveis da produção capitalista: informalidade e precarização do trabalho. 216 p. São Paulo: Cortez, 2008.

THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 39, 2008.

YARED, Ivone. O que é interdisciplinaridade? In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. O Que é interdisciplinaridade? Cap. 12, p. 161. São Paulo: Cortez, 2008.

Publicado

2022-02-15

Como Citar

Ferreira, M. N. A. ., Xavier, A. R. ., Andrade, W. M., & Santos, M. J. C. dos . (2022). Interdisciplinaridade e processos de ensino e aprendizagem: experiências formativas de docentes que lecionam matemática. Concilium, 22(1), 328–340. Recuperado de https://clium.org/index.php/edicoes/article/view/144

Edição

Seção

Articles