Democracia em tempos de bárbarie: a desigualdadade social e a educação no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Democracia, Desigualdade Social, Educação

Resumo

Este artigo tem como objetivo destacar como uma democracia ameaçada pode intensificar a desigualdade social em um país e comprometer a educação da atual e das futuras gerações. Para tanto, foi utilizado o método qualitativo de pesquisa com base no levantamento de fontes bibliográficas primárias e secundárias que possibilita conhecer as (im)possibilidades democráticas no sistema capitalista e a compreender como é produzida a desigualdade social em um país como o Brasil, de grande dimensão territorial, marcado historicamente por uma má distribuição de renda. A tônica da discussão é voltada para a onda da bolsonarização instaurada no Brasil, de forma mais acentuada, a partir das eleições de 2018, levando ao Planalto um presidente de extrema direita, conservador, autoritário e que se apresenta como uma ameaça para a democracia do país. Nesta análise teórica e empírica, é possível identificar um Brasil ainda mais desigual, rendido a um sistema de estratificação social que desprestigia e desfavorece a educação básica e superior do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo Silva Machado Bispo dos Santos, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Educação pela PUC-Rio. Professor Associado II, Departamento de Sociedade, Educação e Conhecimento - SSE/FEUFF / Programa de Pós Graduação em Educação.

Diones Motta, Universidade Federal Fluminense

Diones Bernardo dos Santos Motta, Mestre e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense.  E-mail: dionesmotta@hotmail.com

Referências

BRASIL. Constituição Federal de 1988, de 05 de outubro de 1988. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm>. Acesso em: 25 out. 2021.

COUTINHO, C. N. O estado brasileiro: gênese, crise, alternativas. In: Fundamentos da Educação Escolar do Brasil Contemporâneo. Rio de Janeiro: EPSJV/FIOCRUZ, 2006. Disponível em: http://www.epsjv.fiocruz.br/upload/d/CAPITULO_5.pdf.

DWECK, Esther; OLIVEIRA, Ana Luíza Matos de; ROSSI, Pedro. Austeridade e retrocesso: impactos sociais da política fiscal no Brasil. São Paulo: Brasil Debate e Fundação Friedrich Ebert, agosto de 2018.

DOWBOR, Ladislau. A era do Capital Improdutivo: por que oito famílias têm mais riqueza do que a metade da população do mundo? São Paulo: Autonomia Literária, 2017.

FREIRE, P. (1997). Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a Pedagogia do oprimido. 4ª ed. (1ª edição: 1992). Rio de Janeiro: Paz e Terra.

GARCIA, Regina Leite. Novos olhares sobre a alfabetização. In: GARCIA, R.L. Novos olhares

sobre a alfabetização. São Paulo: Cortez, 2001.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). PIB, Contagem da Taxa de Desemprego e Analfabetismo no Brasil. 2021. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1. Acesso em: 24 out. 2021.

JESUS, C. M. de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. 6ª Ed. São Paulo: Editora Paulo de Azevedo, 1960.

MARX, K. & ENGELS, F. 1998. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes.

MIGUEL, Luis Felipe. Democracia e sociedade de classes. Revista Brasileira de Ciência Política, nº9. Brasília, setembro - dezembro de 2012, pp. 93-117. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbcpol/n9/04.pdf.

PRZEWORSKI, Adam (1995 [1990]). Estado e economia no capitalismo. Rio de Janeiro: Relume-Dumará.

Revista VEJA. Brasil. Editora Abril, Edição 2145, de 23 nov. de 2018. Entrevista com Ricardo Vélez Rodriguéz. Disponível em: https://veja.abril.com.br/. Acesso em: 03 de nov. de 2021.

SEMERARO, G. Da libertação à hegemonia: Freire e Gramsci no processo de democratização do Brasil. Revista Sociologia Política, Curitiba, n. 29, p. 95-104, nov. 2007.

VIEIRA, Sofia Lerche; FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Política educacional no Brasil: introdução histórica. Brasília, DF: Líber Livro, 2007.

Publicado

2022-02-14

Como Citar

Santos, P. S. M. B. dos, & Motta, D. (2022). Democracia em tempos de bárbarie: a desigualdadade social e a educação no Brasil. Concilium, 22(1), 277–290. Recuperado de https://clium.org/index.php/edicoes/article/view/131

Edição

Seção

Articles