Poetic intergenericity in tales of the oral tradition

A intergenericidade poética em contos da tradição oral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53660/CLM-800-23A52

Palavras-chave:

Intergenericidade poética; contos da tradição oral; contadores tradicionais;

Resumo

In this study sought to present a theoretical literary analysis based on the epistemological reflections of Aristotle (1992), Rosenfeld (1994) and Staiger (1977), on the intertwining and dialogue between the epic/narrative, lyrical and dramatic genres - the poetic intergenericity, present in tales of oral tradition, from the literary collection of traditional storytellers from the city of Tapiramutá, Chapada Diamantina, Bahia. In the analyzes carried out, the presence of the interpenetration between the lyrical, epic/narrative and dramatic genres was evidenced, thus pointing to the fact that the genres literary works appear mixed, mixed, like threads that intertwine between the parts. As well, it was noticed that through this intertwined dialogue between the poetic genres, traits of culture, history, geographic, social and political contexts are revealed, both of the enunciative subjects (traditional accountants) and of their collectivity.

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Biografia do Autor

Nádia Barros Araújo Araújo, Universidade Católica de Pernambuco

Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB (2004), Pós-graduação em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pelo Instituto de Pós-graduação e Extensão - IBPEX (2006), Mestrado em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2016), Pós-graduação em Educação, Contemporaneidade e Novas Tecnologias pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF (2018), Doutoranda em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (2021 - 2024). Atualmente é Pesquisadora das Poéticas Orais, Professora de Língua Portuguesa e Literatura na rede Pública do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação, Formação continuada de professores da Educação Básica, Educação no contexto de diversidade, Ensino da Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa.

Robson Teles Gomes, Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco

Doutor em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Paraíba, Professor Assistente II da Universidade Católica de Pernambuco, Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco, Professor de Linguagens do Ensino Médio do Colégio Santa Maria, Dramaturgo e Encenador. É Vice-Presidente do ICOL (Instituto Cultural Osman Lins). É membro do GETE (UNICAP) e do Conselho Deliberativo da ASLE Brasil. Coordenou o subprojeto "Leitura, interpretação e produção de texto: um espaço de inclusão" do PIBID Letras UNICAP (2012 -2017). Tem experiência na área de Teatro e de Letras, com ênfase nos seguintes temas: Osman Lins, Olavo Bilac, Dias Gomes, Imaginário, Gêneros Literários, Literatura Infantojuvenil.

André Luís de Araújo Araújo, Professor do Departamento de Letras da PUC - Rio, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade

Doutor e Mestre em Letras Estudos Literários pela UFMG. Vice-Reitor Geral da PUC-Rio e Diretor do Centro Loyola de Fé e Cultura, é professor do Departamento de Letras da PUC-Rio, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade. Graduado em Letras pela UFMG e em Filosofia e Teologia pelo Centro Sèvres Facultés Jésuites de Paris, fez uma parte de seus estudos filosóficos na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte. Realizou também estágio pós-doutoral na Universidade de Salamanca, na Espanha, no período de 2020/21. Aposta num projeto ético-estético de enunciação que se lança na confluência com outras artes, a filosofia e a teologia. Desenvolve suas pesquisas sobre o ser da linguagem e o conceito de ficção, na perspectiva do escritor argentino Juan José Saer e do francês Jacques Rancière. Tematiza a literatura, a expressão da alteridade e outros sistemas semióticos, a partir da filosofia francesa contemporânea, sobretudo as contribuições de Barthes, Foucault, Blanchot, Deleuze, Guattari e Derrida. Também se interessa pelos desdobramentos da literatura fantástica, no horizonte de uma cultura do simulacro, na perspectiva desenvolvida por Jean Baudrillard e da fabulação produtora de realidade(s), segundo Henri Bergson e outros, além de situar-se numa zona de cruzamento com os Estudos Culturais na América Latina. Publicou o livro "Eu existo pelo nome que te dei: Ana C. por Bernardo Carvalho" (Novas Edições Acadêmicas, 2017), resultado de sua tese de doutoramento em Estudos Literários, e os livros de poemas "Sagrado Primitivo" (Loyola, 2017) e "A Vila do Sino" (FacForm, 2019)

Rinalda Cordeiro Siqueira Costa Ferraz Ferraz, Universidade Católica de Pernambuco _ UNICAP

Formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em Geografia. Leciona a mais de 20 anos na educação para alunos de ensino médio, vestibulandos e concursos públicos. Atualmente é mestra em Ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco ( UNICAP).

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Publicado

2023-02-11

Como Citar

Araújo, N. B. A., Teles Gomes, R., Araújo, A. L. de A., & Ferraz, R. C. S. C. F. . (2023). Poetic intergenericity in tales of the oral tradition: A intergenericidade poética em contos da tradição oral . Concilium, 23(2), 351–366. https://doi.org/10.53660/CLM-800-23A52

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