Collaborative research networks in Higher Education An integrative review

Redes de pesquisa colaborativa no Ensino Superior: uma revisão integrativa

Autores

Palavras-chave:

Collaborative research networks; Higher education; Scientific collaboration.

Resumo

This study investigates the determining factors for the success of collaborative research networks in higher education, focusing on the formation, development, and operation of these networks. Despite the growing recognition of the importance of collaborative networks, there is a lack of studies that comprehensively identify the critical factors for their success. Utilizing an integrative literature review, the research was conducted in the ERIC, Web of Science (WOS), and Scopus databases. The main research question is: what factors influence the success of collaborative research networks in higher education? The findings indicate that the effectiveness of these networks is influenced by structural, functional, and evaluative factors. The integration of information and communication technologies (ICT) is essential for effective collaboration, allowing geographically dispersed teams to work together efficiently. The study concludes that public policies that value collaborative networks are necessary to promote an environment conducive to integration and scientific collaboration. This study contributes to the understanding of the elements that influence the success of collaborative research networks, highlighting the importance of integration, diversity, funding, and knowledge sharing, with significant implications for the formulation of policies and practices in higher education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Wrege Vasconcelos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Rondônia (2009), graduação em Administração pela Universidade Norte do Paraná (2018), graduação em História pela Universidade Federal de Rondônia (2004), especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes (2009) e Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Rondônia (2012). Atuou como Diretora de Pesquisa, Diretora de Assuntos Estudantis, Pró-Reitora substituta de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis, Pró-Reitora substituta de Pós-Graduação e Pesquisa e Pró-Reitora Interina de Pós-graduação e pesquisa na Universidade Federal de Rondônia. Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Tem experiência na área de Administração e Administração Pública, com ênfase em Gestão das organizações e Gestão da Informação e do conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisa, Inovação, Pós-Graduação e Governança.

Laura Pertile, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Área de concentração: Gestão do Conhecimento. Linha de Pesquisa: Empreendedorismo, Inovação e Habitatas de Inovação. Participa do grupo de pesquisa e extensão VIA - ESTAÇÃO CONHECIMENTO do departamento da Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. Participante da equipe da Incubadora de Empresas Juniores VIA JÚNIOR, projeto da Diretoria de Inovação da Universidade (SINOVA), em colaboração com o grupo de pesquisa VIA Estação Conhecimento, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2023 e 2024. Pesquisa na APP Redes de Pesquisa Colaborativa no EGC/UFSC.Entusiasta ativa do universo de inovação, gestão de pessoas e finanças. Graduada em Administração (2019) e bolsista PIBIC 2017/2018 na área de Responsabilidade Social Corporativa. MBA em Gestão Estratégica de Pessoas (2021) e pós-graduanda MBA Controladoria e Finanças pela UNISOCIESC (2024).Experiência em gestão estratégica em empresas privadas de pequeno e grande porte, setor público, instituições sem fins lucrativos. Certificação CPA10 pela ANBIMA. CRA/SC 31931

Marily Dilamar da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Marily Dilamar da Silva - graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialista em Didática e Metodologia de Ensino, Mestra em Educação científica e Tecnológica (UFSC) tendo como tema da dissertação o Ensino de Ciências da Natureza para estudantes com Cegueira e Doutoranda no programa de Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento (EGC - UFSC). Dedica-se há mais de 25 anos a educação inclusiva. Atua como professora da Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Florianópolis há 15 anos. Participou do Plano Municipal da cidade de Rio Negrinho como palestrante.

Marlise de Almeida Fernandez Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda no Programa Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina PPGEGC/UFSC, Pesquisadora, Integrante do Projeto de Pesquisa Redes Colaborativas: Meninas e Mulheres em Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo/ PPGEGC-UFSC, Facilitadora de Círculos Restaurativos - Academia Judicial TJ/SC, Membro do grupo de facilitadores da Escola Restaurativa em Santa Catarina; possui especialização pela Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense) em Liderança: Gestão, Resultados e Engajamento- Modalidade Exercício do Magistério em Nível Superior; especialização em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Mundo do Trabalho-CEAD/UFPI; Graduação em Administração Pública, Universidade Federal do Pampa- Unipampa e Licenciatura em Sociologia pela Universidade Paulista/UNIP. Trabalhou no sistema bancário (Banco do Estado do Rio Grande do Sul) ; atuou por dez anos na área da educação como Agente Educacional - adm escolar SEDUC/RS, e no ano de 2022 como docente da disciplina de Sociologia-contrato temporário/ACT - SED/SC. Tem interesse no campo da pesquisa, docência na educação básica/profissional e magistério superior.

Gertrudes Aparecida Dandolini, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre (1997) e Doutora em Engenharia de Produção (2000), e licenciada em Matemática (1992) pela UFSC. Foi professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) entre 1993 e 2007, onde foi coordenadora dos cursos de Lic. em Matemática presencial e do a distância. Foi pesquisadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB) entre 2007 e 2011. Foi coordenadora e subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) entre 2016-2017 e 2018-2019, respectivamente. Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa Inteligência, Gestão e Tecnologia para Inovação (IGTI) e membro do ENGIN - Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento. Ministra na graduação: Teoria Geral dos Sistemas, Criatividade e Inovação e Gestão da Inovação. Na pós-graduação é professora do PPGEGC/UFSC na área de inovação. Linhas de pesquisa: Front End da Inovação, Inteligência para Inovação, Gestão de Inovação, Inovação Social e Universidade Corporativa.http://orcid.org/0000-0003-0867-9495ResearcherID E-7866-2019

Solange Maria da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Associado III da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vinculada ao Departamento de Ciências da Administração (CAD), ministrando disciplinas no Curso de Graduação em Administração. É Professora colaboradora do PPGEGC (Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento), com atuação na área de concentração de Gestão do Conhecimento. Possui Pós-Doutorado (2018) junto ao Programa de Pós-graduação em Gestão Urbana, com o projeto intitulado "Ecossistemas empreendedores e de inovação urbanos", pela PUC, e Doutorado (2007) e Mestrado (1999), em Engenharia de Produção e Sistemas, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, Campus Florianópolis), e graduação em Administração, pela Escola Superior de Administração e Gerência ESAG/UDESC (1995). É subcoordenadora do LGR (Laboratório de Liderança e Gestão Responsável) e membro dos Grupos de Pesquisa da UFSC: ENGIN (Núcleo de Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento para a Inovação) e IGTI (Núcleo de Pesquisa em Inteligência, Gestão e Tecnologia para Inovação). Tem participado de diversos projetos de pesquisa e de extensão, junto a organizações públicas e privadas, voltados ao Modelo Universidade Corporativa em Rede, Gestão do Conhecimento e da Inovação, dado o seu interesse nas áreas de Governança Multinível, Gestão do Conhecimento, Gestão Estratégica e de Processos, Liderança, Gestão da Inovação Tecnológica e Educação Corporativa.

Referências

BRAUN, Virginia; CLARKE, Victoria. Thematic analysis. American Psychological Association, 2012.

CANARIO GUZMÁN, J. A.; ESPINAL, R.; BÁEZ, J.; MELGEN, R. E.; ROSARIO, P. A. P.; MENDOZA, E. R. Ethical challenges for international collaborative research partnerships in the context of the Zika outbreak in the Dominican Republic: a qualitative case study. Health Research Policy and Systems, v. 15, p. 1-13, 2017.

DOS SANTOS, Patrícia Dias; STEINBERGER-ELIAS, Margarethe Born. Mapeando redes científicas multidisciplinares com WebQualis. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 7, n. 13, 2010.

DOS SANTOS, Roberta Santos Azambuja; DA ROSA AFONSO, Mariângela. Conexões em redes de conhecimento: os desafios face à produtividade científica. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 54, p. 290-306, 2021.

DOS SANTOS, Mônica Pereira; SANTIAGO, Mylene Cristina; NASCIMENTO, Leyse Monick França. Histórico de Formação e Consolidação da Pesquisa Colaborativa em Rede: OIIIIPe e LaPEADE em foco. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 13, n. 2, p. 1236-1251, 2018.

FOREY, G.; FIRKINS, A. S.; SENGUPTA, S. Full Circle: Stakeholders' Evaluation of a Collaborative Enquiry Action Research Literacy Project. English Teaching: Practice and Critique, v. 11, n. 4, p. 70-87, 2012.

KOSMÜTZKY, A. A two‐sided medal: On the complexity of international comparative and collaborative team research. Higher Education Quarterly, v. 72, n. 4, p. 314-331, 2018.

LEITE, D., CAREGNATO, C. E., LIMA, E. G. D. S., PINHO, I., MIORANDO, B. S.; SILVEIRA, P. B. D. Avaliação de redes de pesquisa e colaboração. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 19, n. 01, p. 291-312, 2014.

LUO, J.; APPERSON-HANSEN, C.; PELFREY, C. M.; ZHANG, G. Q. RMS: a platform for managing cross-disciplinary and multi-institutional research project collaboration. BMC Medical Informatics and Decision Making, v. 14, p. 1-12, 2014.

ODELIUS, Catarina Cecília; ONO, Rafael Nishino. Características da colaboração científica entre grupos de pesquisa de áreas de exatas, vida e humanas. Cadernos EBAPE. BR, v. 17, p. 101-116, 2019.

O'BRIEN, Mary et al. Mobilising knowledge on newcomers: engaging key stakeholders to establish a research hub for Alberta. Gateways: International Journal of Community Research and Engagement, v. 13, n. 1, 2020.

PEARSON, L. J.; NORMAN, B.; O'BRIEN, P.; TANTON, R. An institutional perspective on programme integration. Policy Studies, v. 38, n. 5, p. 418-431, 2017.

QUEUPIL, J. P.; MUÑOZ-GARCÍA, A. L. The role of women scholars in the Chilean collaborative educational research: a social network analysis. Higher Education, v. 78, p. 115–131, 2019. DOI: https://doi.org/10.1007/s10734-018-0333-3.

ROBINSON, T. E., RANKIN, N., JANSSEN, A., MCGREGOR, D., GRIEVE, S., & SHAW, T.. Collaborative research networks in health: a pragmatic scoping study for the development of an imaging network. Health Research Policy and Systems, v. 13, p. 1-7, 2015.

ROCHETTE, R. et al. The lobster node of the CFRN: Co-constructed and collaborative research on productivity, stock structure, and connectivity in the American Lobster (Homarus americanus). Journal of Fish and Aquatic Sciences, v. 75, p. 813–824, 2018.

SCHLECHT, C.; McGUIER, E. A.; HUANG, L. A.; DARO, D. Creating an Interdisciplinary Collaborative Network of Scholars in Child Maltreatment Prevention: A Network Analysis of the Doris Duke Fellowships for the Promotion of Child Well-Being. Child Youth Services Review, v. 153, p. 107113, 2023. DOI: 10.1016/j.childyouth.2023.107113.

SCUDDER, A. T.; WELK, G. J.; SPOTH, R. et al. Transdisciplinary Translational Science for Youth Health and Wellness: Introduction to a Special Issue. Child Youth Care Forum, v. 50, p. 1–12, 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/s10566-020-09596-9.

SHINODA, Sumio et al. International collaborative research on infectious diseases by Japanese universities and institutes in Asia and Africa, with a special emphasis on J-GRID. Biocontrol Science, v. 20, n. 2, p. 77-89, 2015.

TORRACO, Richard J. Writing integrative literature reviews: Using the past and present to explore the future. Human resource development review, v. 15, n. 4, p. 404-428, 2016.

TREMBLAY, D. G.; PSYCHÉ, V. Analysis of processes of cooperation and knowledge sharing in a community of practice with a diversity of actors. Computer Science and Information Systems, v. 9, n. 2, p. 917-941, 2012.

TUCCI, D. L.; SCHULZ, K.; WITSELL, D. L. Building a national research network for clinical investigations in otology and neurotology. Otology & Neurotology, v. 31, n. 2, p. 190-195, 2010.

VASQUEZ, K. S.; CHATTERJEE, S.; KHALIDA, C. et al. Using attendance data for social network analysis of a community-engaged research partnership. Journal of Clinical and Translational Science, v. 5, n. 1, p. e75, 2021. DOI: 10.1017/cts.2020.571.

WARING, J.; CROMPTON, A.; OVERTON, C.; ROE, B. Decentering health research networks: framing collaboration in the context of narrative incompatibility and regional geo-politics. Public Policy and Administration, 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/0952076720911686.

WARREN, M. R.; GLASS, R. D. Collaborative research and multi-issue movement building for educational justice: Reflections on the Urban Research Based Action Network (URBAN). Education Policy Analysis Archives, v. 27, p. 53-53, 2019.

WHITE, A.; SABATINO, S. A.; WHITE, M. C.; VINSON, C.; CHAMBERS, D. A.; RICHARDSON, L. C. Twenty years of collaborative research to enhance community practice for cancer prevention and control. Cancer Causes Control, v. 34, Suppl 1, p. 1-5, 2023. DOI: 10.1007/s10552-023-01700-3.

WHITTEMORE, Robin; KNAFL, Kathleen. The integrative review: updated methodology. Journal of advanced nursing, v. 52, n. 5, p. 546-553, 2005.

Downloads

Publicado

2024-08-31

Como Citar

Wrege Vasconcelos, A., Pertile, L., Dilamar da Silva, M. ., Fernandez Ramos, M. de A., Dandolini, G. A., & Silva, S. M. da. (2024). Collaborative research networks in Higher Education An integrative review: Redes de pesquisa colaborativa no Ensino Superior: uma revisão integrativa. Concilium, 24(17), 333–351. Recuperado de http://clium.org/index.php/edicoes/article/view/3996

Edição

Seção

Articles